AMAMS LUTA PARA REVOGAR FIM DA SUPERINTENDÊNCIA DA CAIXA NO NORTE DE MINAS

| 23 de Janeiro de 2020 - 13:19

            A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene iniciou mobilização na manhã de hoje para sensibilizar o Governo a revogar a decisão de fechar a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, sediada em Montes Claros e que cobre todo Norte de Minas. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, está fazendo contato com os senadores de Minas Gerais, os deputados federais votados no Norte de Minas e a Bancada Mineira na Câmara dos Deputados, além da bancada do Norte de Minas na Assembléia Legislativa, pedindo a interferência junto ao Governo Federal para revogar a decisão.
            Também serão fechadas as agencias de Divinopolis e Poços de Caldas, em Minas Gerais. A AMAMS apurou que das 84 superintendências em todo Brasil, serão fechadas 30, entre elas as três de Minas Gerais. O que mais causou indignação é que a Caixa deixará o Norte de Minas vinculado a Superintendência de Governador Valadares, que por questão logística, dificulta o acesso do Norte de Minas. Além disso, o Norte de Minas foi a única região que ficou sem a Secretaria Executiva de Governo, que é responsável na Caixa pela apreciação e analise dos projetos dos municípios. O presidente Marcelo Felix explica que recentemente esteve em Brasilia, onde a Caixa propôs parceria com os consórcios intermunicipais, mas agora vai na contramão e fecha a superintendência de Montes Claros.
            Ele lembra que a AMAMS abriu uma campanha pela criação da Superintendência da Caixa no Norte de Minas desde o ano de 1994 e foi conquistando o apoio para isso. Foi assim que em 2011 se criou a Superintendência em Montes Claros, no ano de 2011 para atender os 200 municípios do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, para  encurtar as demandas que antes eram direcionadas a cidade de Belo Horizonte. A superintendência abrange as regiões mais carentes de Minas Gerias, formada pela área mineira da Sudene.