AMAMS MOBILIZA PREFEITOS PARA ADERIREM AO PROGRAMA ESCOLA FEDERATIVA DO GOVERNO FEDERAL

| 31 de Março de 2022 - 14:58

 A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) vem mobilizando prefeitos e prefeitas do Norte de Minas para que os municípios possam aderir ao programa Escola Federativa, criado pelo Governo Federal. Embora dezenas de municípios já tenham credenciado para o programa, a AMAMS continua em contato com os gestores municipais para ampliar a adesão, credenciando a maioria das prefeituras da região. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, explica que no dia 19 de fevereiro participou do lançamento da Escola Federativa no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e desde então a AMAMS iniciou as articulações para sensibilizar os prefeitos a fazerem a adesão. A Escola Federativa é uma plataforma de agregação de conhecimento para capacitar e aprimorar servidores públicos e agentes políticos de todos os municípios brasileiros. O Governo Federal, por meio da Escola Federativa, disponibiliza conteúdos educacionais gratuitos destinados aos gestores e agentes públicos. Essa ferramenta de capacitação possibilita planejar, formular e implementar políticas públicas cada vez melhores para os municípios brasileiros. 
               A adesão à Escola Federativa é assinada com a Secretaria de Governo da Presidência da República, na pessoa de Flávio Adalberto Ramos Giussani, secretário Especial de Assuntos Federativos, e segundo o presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, ele tem sido um parceiro do Norte de Minas, encaminhando vários projetos da região, como o de um milhão de barraginhas, demanda apresentada e protocolada pela AMAMS e já liberada pelo presidente Jair Bolsonaro. 
         A SEGOV-PR se compromete a disponibilizar as atividades de aperfeiçoamento por meio do Portal Federativo, bem como divulgar as atividades de aperfeiçoamento da gestão municipal junto aos municípios aderentes; estimular a implementação de programas de aperfeiçoamento de servidores públicos e agentes políticos municipais;  compilar e divulgar os resultados alcançados em decorrência das atividades programadas no âmbito da Escola Federativa; promover o intercâmbio de boas práticas de gestão e governança entre as Administrações Municipais, como também entre a Administração Federal e as Administrações Municipais.
Para execução da Escola Federativa  o município  se compromete a instituir, por meio de Decreto, o Núcleo da Escola Federativa; designar, por Portaria Municipal, servidor qualificado para gerenciar as atividades do Núcleo da Escola Federativa; incentivar, entre os servidores públicos e agentes políticos municipais, a participação nas atividades de aperfeiçoamento realizadas no âmbito da escola Federativa;  encaminhar, no último dia útil de cada mês, relatório mensal sobre a participação e o aproveitamento dos servidores públicos e agentes políticos municipais nas atividades de aperfeiçoamento da Escola Federativa; relatar à SEGOV-PR a implantação e a execução de boas práticas de gestão e governança no âmbito do município. As atividades do Núcleo poderão efetivar-se diretamente pela Escola Federativa ou mediante serviços de assessoramento ou consultoria, intercâmbios, convênios ou parcerias com entidades públicas ou privadas que o Município venha a contactar.