AMAMS OFERECE APOIO PARA A BALFAR SOLAR INSTALAR DUAS PLANTAS NO NORTE DE MINAS

| 26 de Maio de 2021 - 14:37



O empresário Fredmann Luiz Fávaro, diretor comercial e financeiro da Balfar Solar, produtora de painéis solares no Paraná anunciou hoje de manhã no Webinar sobre energia solar que a empresa pretende implantar duas plantas para produzir placas e painéis solares na região Sudeste e estuda a possibilidade de escolher o Norte de Minas, pelo seu alto potencial solar e ainda por contar com o silício, matéria prima para esses painéis. A AMAMS ofereceu os serviços da Superintendência de Desenvolvimento Econômico para conseguir os apoios necessários para a viabilização dos empreendimentos, identificando entre os municípios associados, aqueles que possam fazer a doação de terrenos, isenção de impostos municipais, capacitação de mão de obra, entre outros.  O webinar foi realizado hoje pela Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), quando o presidente Alexandre Pires Ramos anunciou a parceria com a Universidade do Porto, em Portugal, para o Centro de Tecnologia de Energia Solar, do Norte de Minas, na área da Fundação Tecnologia do Norte de Minas (Fundetec).
Na sua palestra, empresário Fredmann Luiz Fávaro explicou que sua empresa é uma das maiores do Brasil na produção de painéis solares com plantas industriais em João Pessoa, na Paraíba e Paranavaí, no Paraná com a produção de 400 megawatts de energia e quer dobrar para 800 megawatts, com essas duas novas plantas que podem ser instaladas no Norte de Minas. O presidente da Adenor, Alexandre Pires Ramos mostrou os avanços na área no Norte de Minas, pois desde 2012 foi realizado o primeiro seminário em Capitão Eneas e despertou o potencial do Norte de Minas.
O consultor Davidson Dantas entende que esse webinar foi um sucesso, “pois o nível das informações está atingindo os objetivos, com a primeira palestra mostrando a grande oportunidade de negócios para empreendedores locais sobre nós diversos setores do arranjo produtivo, principalmente nos empreendimentos que estão sendo captados. Na segunda palestra pudemos ter um histórico do desenvolvimento da energia fotovoltaica e as perspectivas, que demonstram que temos muito a ganhar com o desenvolvimento tecnológico. Na terceira vemos os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo IFNMG na Capacitação de Jovens, gerando oportunidades de renda como profissionais autônomos”.