AMAMS oferece oficina prática sobre o PMAQ à equipes de saúde de cidades norte mineiras

| 31 de Março de 2017 - 16:19



O departamento de Saúde da Amams realizou entre os dias 27 e 31 de março, oficina prática para preparação das equipes quanto ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.

O PMAQ está organizado em três fases e um eixo estratégico transversal de desenvolvimento, os quais compõem um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: Adesão e Contratualização; Certificação e Recontratualização.

O objetivo da capacitação é possibilitar aos participantes conhecer previamente o instrumento de avaliação externa, para que tenham ótimo desempenho na oferta dos padrões obrigatórios, essenciais, estratégicos e os gerais. 

"Nossa proposta com as capacitações é identificar nos municípios o que pode ser melhorado, e junto com os prefeitos e seus setores técnicos encontrar soluções que otimizem as receitas e proporcionem o desenvolvimento de seus municípios, melhorando a qualidade de vida da população", comentou José Reis, presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas.

A avaliação externa de desempenho das equipes de saúde e gestão da Atenção Básica compõe a 2ª fase do 3º ciclo do PMAQ.  Nessa etapa, os entrevistadores irão realizar a verificação in loco de padrões de acesso e qualidade alcançados pelas equipes e pela gestão por meio da aplicação de instrumentos específicos, esta etapa contempla 60% da certificação.

IMG_8382

Os municípios que receberam a capacitação foram, Augusto de Lima, Buenópolis, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Mirabela, Novorizonte, Luislândia, Olhos D’água, Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Botumirim, Capitão Éneas, Cristália, Gameleiras, Grão Mogol, Janaúba, Josenópolis, Mamonas, Rio Pardo de Minas, Santa Cruz de Salinas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Pedras de Maria da Cruz, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, São João das Missões, São João do Pacuí, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Bocaiúva, Buritizeiro, Francisco Dumont, Glaucilândia, Guaraciama, Ibiaí, Itacambira, Lassance, Taiobeiras e Várzea da Palma.

 



Montes Claros, 31 de Março de 2017.