AMAMS PARTICIPA DE LIVE DA CEDEC SOBRE ORIENTAÇÕES E ENFRENTAMENTO AO FRIO

| 19 de Maio de 2022 - 13:17

 As baixas temperaturas registradas no estado de Minas Gerais nos últimos dias devem ser mais intensas nesta semana e devem prevalecer até o mês de agosto, o alerta foi feito pela Defesa Civil Estadual (CEDEC). Para discutir ações imediatas do governo de Minas no enfretamento aos efeitos do frio nos municípios, a CEDEC e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), realizaram na quarta-feira (18/05), uma teleconferência sobre as diretrizes e orientações direcionadas aos municípios para enfrentar este período de frio. Com participação de 248 coordenadores municipais de Defesa Civil – compdecs, gestores da Assistência Social e de representantes dos departamentos de Defesa Civil e da Assistência Social da AMAMS foram definidas várias ações.

       O Capitão Érik Madureira Alves, da Diretoria de Educação em Proteção e Defesa Civil e o diretor de Resposta a Desastres, Capitão Ênio Virgílio Martins de Sousa da Polícia Militar, alertaram os participantes da reunião virtual sobre os procedimentos e ações de como enfrentar o frio que deve ser intenso nesta semana. Os municípios foram orientados a assistir a população afetada com os seguintes procedimentos: repassar alerta e informações da previsão do tempo, divulgar o número 40.199 para o cidadão cadastrar e receber alerta da Defesa Civil do estado, reunir com a Assistência Social para elaborar Planos de Contingência e definir necessidade de abrigos temporários, vistoriar residências inacabadas, proteção aos animais, campanhas distribuição de cobertores e agasalhos, e busca ativa em comunidades vulneráveis, distribuição de donativos e alimentos, manter plantão municipal, cadastramento de voluntários e interagir com as forças policiais e Bombeiros.

     A Assistente Social da SEDESE Tatiane Patrícia dos Reis Sanção, abordou a Atuação Socioassistencial em contextos de Emergência e Calamidade Pública. Falou da parceria e interação da
SEDESE e da Defesa Civil nos eventos de calamidades públicas ocorridos em Minas e do papel e responsabilidades dos órgãos em suas áreas de atuações a bem dos atingidos. Chamou atenção dos municípios como organizadores e da necessidade da atuação conjunta dos diversos atores, governo e sociedade. A assistente social falou ainda do uso de recursos públicos e da legalidade quando a Decretação de Situação de Emergência ou Calamidade Pública.

      O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, informou que a AMAMS encaminhou oficio ao Coronel Osvaldo de Souza Marques, chefe do Gabinete Militar do Governador, solicitando que seja intensificada a entrega e distribuição de cestas básicas, cobertores e colchões aos municípios. Foi sugerido ainda pela AMAMS junto à CEDEC e SEDESE, a distribuição de uma Cartilha de orientação aos municípios, como acontece com os eventos de Seca e Chuva, pois ventos e frio intenso, são novidades na maioria dos municípios da região.