AMAMS participa do Seminário Técnico online

| 18 de Setembro de 2020 - 09:28

A Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene – AMAMS, representada pelo Departamento de Educação e Assistência Social , participou ontem, 17 de setembro, do Seminário Técnico online , promovido pela Confederação Nacional dos Municípios CNM, com  o tema:  Pandemia x Calendário Escolar. Durante  a abertura o presidente da CNM, Glademir Aroldi, falou dos desafios  impostos, principalmente para a educação, neste  período de Pandemia e  da necessidade do trabalho intersetorial, Educação, Assistência Social e Saúde, criando uma cultura de cooperação e diálogo. E enfatizou que voltar às aulas presenciais nesse período é um decisão muito complexa.

O assessor jurídico da CNM Rodrigo Garrido Dias, falou sobre a autonomia dos  municípios e que a competência para decidir pela reabertura ou não das escolas é  do gestor municipal enquanto responsável por tomar medidas administrativas que efetivamente cuide da saúde dos munícipes. 
A representante do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, discorreu sobre a importância de uma possível volta as aulas com  planejamento responsável de acordo com as normas sanitárias, da importância de da observação das determinações dos conselhos, tanto  nacional, quanto estadual para a ações de reorganização do calendário escolar, nesse período de pandemia.
Tivemos falas igualmente importantes como de Fabiana Santos Azevedo,  do Ministério da Saúde, trabalhando o tema: Ações em Saúde no âmbito da Reabertura das Escolas da Educação Básica no Contexto da Covid-19;  Celma Maquiné, Área Técnica da Educação da CNM, Desafios para o Calendário Escolar 2020 e 2021 e Retomada das Aulas Presenciais: Carla Albert, Área Técnica da Saúde da CNM, Ações de Segurança Sanitária e Portaria 1857/2020; Denilson Magalhães, da Área Técnica da Saúde da CNM, Cenário Internacional sobre o Retorno às Aulas Presenciais.
A AMAMS reconhece a importância  dos temas  abordados  no seminário e  se dispõe a realizar ações vinculadas a estas pautas municipalistas, afim de contribuir no processo e apoio técnico junto aos municípios,  esclarecendo  e promovendo discussões acerca da reorganização do calendário e possível retorno escolar neste momento de pandemia.