AMAMS PARTICIPOU DE REUNIÃO ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA SOCORRER MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS INUNDAÇÕES

| 05 de Janeiro de 2022 - 15:30

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participou na manhã desta terça-feira (04/01), da reunião realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais para discutir ações de socorro aos municípios afetados pelas inundações no Norte de Minas. O secretário-executivo, Ronaldo Soares Mota Dias, representou o presidente José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho. A reunião foi organizada pelo promotor João Paulo Fernandes, coordenador regional de Inclusão e Mobilização Social do Norte de Minas (CIMOS). A reunião ocorreu na sede do Ministério Público e ainda participaram a Ordem dos Advogados do Brasil, Centro Regional de Direitos Humanos, CIMAMS, Instituto Federal e Bombeiros Militares. Nova reunião será realizada no dia 11 de janeiro.
O promotor João Paulo Fernandes explica que os danos causados pelas enchentes mostram a necessidade de ações para ajudar os moradores atingidos. Um dos pontos levantados foi das entidades municipalistas ajudarem cinco a seis municípios que tiveram muitos danos estruturais na elaboração dos projetos. O secretário-executivo Ronaldo Soares Mota Dias mostrou que a AMAMS ajudou todos municípios na elaboração dos decretos de situação de emergência e portanto, em condições de receberem a ajuda do Governos federal e estadual. Lembrou que no dia anterior o presidente José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, prefeito de Padre Carvalho, esteve em Salinas acompanhando o ministro Rogério Marinho, de Desenvolvimento Regional, quando mostrou que além dos municípios de Salinas, Porteirinha, Taiobeiras afetados, outros 30 municípios foram prejudicados, com menor potencial, mas precisam da ajuda para enfrentar os danos.
Aliado a isso, a AMAMS acionou o Ministério da Cidadania para liberar recursos que ajudem diretamente a população afetada, principalmente na segurança alimentar, pois tem muita gente passando fome e sede. Ontem um ofício da entidade foi enviado ao ministro João Roma, com esse pedido de ajuda em caráter emergencial.