AMAMS PEDE A BOLSONARO UM MILHÃO DE BARRAGINHAS

| 19 de Julho de 2021 - 12:07

 
 
        As principais entidades de classes do Norte de Minas se reuniram no final da tarde de sexta-feira, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), para discutirem a pauta a ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro, na visita a ser realizada em Montes Claros, no mês de setembro. A surpresa foi a proposta feita pela AMAMS para a liberação de recursos para construir um milhão de barraginhas nos municípios da área mineira da Sudene, como forma de segurar as águas das chuvas e repor o lençol freático da região. Outras pautas abordadas foram a duplicação da BR 251, sem a cobrança de pedágio, a pavimentação da BR 135, de Itacarambi a Manga, as barragens de Berizal e Congonhas, o fomento da energia solar e ainda a reabertura da Escola Técnica de Montes Claros.
Na abertura da reunião, o general Mario Lucio Araújo explicou que foi articulada essa vinda do presidente Jair Bolsonaro, para uma Agenda Positiva, com o atendimento das demandas do Norte de Minas. Ele salientou que o presidente, que foi da mesma turma sua nas Agulhas Negras, colocou o ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuelo, para articular essa vinda a Montes Claros. Porém, antes disso, será realizada reunião em Brasília, com os ministros Rogério Marinho, de Desenvolvimento Regional e Tarcísio Gomes, de Infraestrutura, para ajustar quais são as demandas que o presidente Bolsonaro poderá anunciar em Montes Claros.
O presidente da Câmara Municipal de Montes Claro, Claudio Rodrigues de Jesus propôs a criação do contorno ferroviário em Montes Claros, com a retirada dos trilhos da área central. Ele foi informado que o governador Romeu Zema entregou ao ministro Tarcísio Gomes o Plano Estratégico Ferroviário, que prorroga para 30 anos a concessão da FCA, com a exigência de investimentos de R$ 12 bilhões e nele está incluído o contorno ferroviário de Montes Claros. A vice-presidente da Associação Comercial e Industrial, Gislaine Lopes salientou ainda o ramal ferroviário Pirapora-Unaí. O superintendente de Desenvolvimento da AMAMS, Walter Moreira Abreu apontou o trecho ferroviário que interligará o Norte de Minas ao Porto de Ilhéus.
O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino, apontou a necessidade de dotar a região de condições de enfrentar os impactos causados pela seca e ainda apoiar o homem do campo. Destacou também a duplicação da BR 251 e a construção do Anel Rodoviário Norte de Montes Claros. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), Alexandre Pires Ramos, propôs que a Escola Técnica seja assumida pelo Governo Federal e reaberta, além de frisar o fomento à Energia Solar. O presidente do Lions Montes Claros, Jefferson Trindade pediu o reforço para a Barragem de Jequitaí. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, está em Brasília e buscará agendar essas demandas com o Governo Federal, ele propôs a formação de uma comissão para negociar com o Governo essas obras, com a prioridade aquelas que tenham projetos prontos.