AMAMS PEDE AO MINISTRO ROGÉRIO MARINHO QUE O GOVERNO FEDERAL SOCORRA TODAS AS CIDADES DO NORTE DE MINAS ATINGIDAS PELAS INTENSAS CHUVAS

| 04 de Janeiro de 2022 - 08:44

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assegurou ao presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, que o Governo Federal socorrerá as Prefeituras da região nas ações de reconstrução das mais de 20 cidades danificadas pelas inundações que ocorreram no final de dezembro. Os dois se encontraram na cidade de Salinas na tarde dessa segunda-feira (03/01), onde o ministro veio sobrevoar as cidades danificadas. José Nilson Bispo de Sá pediu ao ministro que ajude todas as 17 cidades do Alto do Rio Pardo, bem como as cidades das microrregiões de Salinas e de Grão Mogol. Ainda no aeroporto de Salinas, o presidente da AMAMS lembrou ao ministro e ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, que todo o norte de Minas sofre com as fortes chuvas dos últimos dias e que todos os municípios da região precisam de ajuda. Na semana passada o governador Romeu Zema fez o mesmo itinerário. Na parte da manhã o ministro esteve em Almenara.
A AMAMS mostrou ao ministro que no dia 25 de setembro a entidade em parceria com o Grande Oriente do Brasil levantaram a demanda de construção de um milhão de barraginhas no Norte de Minas, em 10 anos. Isso representa 100 mil por ano. Essas barraginhas permitirão segurar as águas das chuvas, que ao infiltrar no solo podem recuperar o lençol freático. Aliado a isso, permite água para abastecimento dos moradores e dos animais. O pedido foi apresentado ao vice-presidente general Hamilton Mourão e encaminhado a Codevasf, que pediu a indicação dos locais. A AMAMS pede que seja feita a liberação dos recursos, para a compra dos maquinários e, assim, abrir essas barraginhas. O ministro prometeu agilizar as medidas.