AMAMS PEDE AUMENTO DE FAMÍLIAS NO PROGRAMA PERCURSOS GERAIS

| 26 de Março de 2025 - 10:50

A Associação dos Municípios da Área Mineirada Sudene (AMAMS) sediou nesta terça-feira 25/03, o encontro de gestores e técnicos do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, que envolve 53 municípios e um total de 2.240 famílias em vulnerabilidade social. O encontro foi no auditório da entidade. Nesta quarta-feira 26/03, o evento será em Coração de Jesus, com 12 municípios. Este segundo ciclo procura capacitar os novos gestores que tomaram posse no dia 1º de janeiro. O programa é estratégico, intersetorial que tem como objetivo a redução das vulnerabilidades sociais e promoção da autonomia das famílias pobres e extremamente pobres de municípios rurais do estado, do Norte de Minas. O programa se desenvolve por meio do apoio técnico aos municípios e acompanhamento das famílias atendidas através de ações integradas que respondam aos desafios locais, tendo como foco o fomento à inclusão produtiva.
 
Cada município pode identificar 40 famílias, que recebem apoio para construir alternativas a partir da execução de projetos associados às áreas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Esses projetos envolvem as áreas de Assistência Social; Segurança Alimentar e Nutricional; Melhoria Habitacional; Esporte e Lazer e; Inclusão Socioprodutiva. Para melhoria das casas destas famílias, o estado pode repassar até R$ 35 mil em cada casa, podendo receber ainda um módulo sanitário. A exigência básica é que a família seja de nível de pobreza e tenha acesso a água, para executar atividades produtivas, pois recebe um kit de irrigação e ainda o kit de produção, como sementes. 

O presidente da Amams e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou a importância deste programa, pelos resultados já alcançados, e entende que o estado poderia ampliá-lo para maior quantidade de municípios, pois o número de famílias em vulnerabilidade social é bem grande no Norte de Minas, com muitas delas sendo vítimas da seca, fenômeno climático comum nesta parte de Minas Gerais.