AMAMS PEDE DOAÇÃO DE MAIS 150 RESPIRADORES PARA NORTE DE MINAS

| 01 de Setembro de 2020 - 08:00

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou a Federação das Industrias de Minas Gerais (FIEMG) a doação de mais 150 respiradores hospitalares para atender todos municípios da região com pélo menos dois equipamentos, a serem usados no atendimento aos pacientes que correm risco de vida. A AMAMS participou da solenidade de entrega de 100 respiradores doados ao Norte de Minas, em ato realizado segunda-feira a tarde, na sede da FIEMG em Montes Claros, quando o secretário-executivo da entidade, Ronaldo Soares Dias e o assessor de Assuntos Institucionais Sérgio Nassau representaram o presidente Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiai.
Foram atendidos nessa primeira fase, os municípios de Berizal, com dois respiradores; Bocaiuva com dois respiradores; Coração de Jesus com seis respiradores; Curral de Dentro com quatro respiradores; Janauba, com oito respiradores; Januária com seis respiradores; Monte Azul com seis respiradores; Montes Claros com 50 respiradores; Porteirinha com seis respiradores e Taiobeiras, com dois respiradores. A proposta da AMAMS é que cada município tenha pelo menos dois respiradores, de preferência os móveis, que podem ser usados para transportar os pacientes até os leitos de UTI mais próximo.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe explica que a entidade adquiriu 1.700 respiradores, tendo doado 100 para o Governo Federal e distribuído os outros 1.600 com bases em indicadores da Secretaria Estadual de Saude. Ele observou que no mercado convencional, cada respirador está custando R$ 150 mil, mas a FIEMG viabilizou o projeto por R$ 30 mil. Os ventiladores pulmonares doados ao Norte de Minas foram idealizados e produzidos pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.