AMAMS PEDE INCLUSÃO DA MG-656, DE LAGOA DOS PATOS A PIRAPORA, NA CONCESSÃO DA BR-365

| 31 de Outubro de 2025 - 17:50

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sugeriu à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) a inclusão da pavimentação da rodovia MG-656, que liga Lagoa dos Patos a Pirapora, no projeto de concessão do Lote Rodoviário Noroeste, que será implantado pelo Governo de Minas. O pedido foi apresentado pelo presidente da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias, prefeito de São João da Lagoa, durante a audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da entidade, em Montes Claros. Segundo ele, o trecho é estratégico para a integração regional e o desenvolvimento econômico do Norte de Minas.
 
“A pavimentação da MG-656 é fundamental para melhorar o escoamento da produção e a mobilidade entre Lagoa dos Patos e Pirapora, fortalecendo toda a região. Por isso, defendemos que ela seja contemplada dentro do projeto de concessão da BR-365”, destacou Ronaldo Dias.
 
Durante o encontro, prefeitos e lideranças regionais manifestaram preocupações em relação ao modelo apresentado. A fala da gerente do BNDES, Beatriz Massena, de que o projeto estaria concluído, gerou polêmica e levou os participantes a pedirem ajustes e novas inclusões. O projeto prevê a implantação de 11 praças de pedágio entre Montes Claros e Patrocínio, com valor médio estimado em R$ 9,79 por passagem, podendo ter descontos de até 50% para quem trafegar por todos os pontos, a maioria com cobrança eletrônica (free flow).
 
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, também apresentou sugestões, como a pavimentação do trecho entre o município e o distrito de São João da Vereda, além do acesso ao bairro São Geraldo II. Já o presidente da AMAMS defendeu que a primeira praça de pedágio seja instalada após o entroncamento de Coração de Jesus, evitando prejuízos à mobilidade local.
 
O processo de consulta pública do Governo de Minas segue aberto, permitindo que a população e as entidades enviem sugestões e contribuições para o aprimoramento do edital da concessão. O Lote Rodoviário Noroeste abrange 767 quilômetros de rodovias, BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181, e prevê investimentos de R$ 7,5 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. As obras contemplam:

  • Duplicação de 79,1 km de rodovias;
  • Implantação de 70,9 km de acostamentos;
  • Construção de 14,6 km de vias marginais;
  • Asfaltamento de 110,7 km de estradas não pavimentadas;
  • Instalação de seis passarelas e melhorias em 162 acessos;
  • Intervenções em 26 pontes e viadutos;
  • Criação de 46 dispositivos de interseção, como retornos e rotatórias.