AMAMS PEDE INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NAS PPPs E PLANOS DE SAÚDE, SECA E INDUSTRIALIZAÇÃO

| 31 de Maio de 2019 - 13:38

A Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (AMAMS) solicitou ao governador Romeu Zema a inclusão do Norte de Minas no programa das Parcerias Publico Privadas que esta sendo elaborado pelo Estado, incluindo o Anel Rodoviário Norte de Montes Claros e a BR 135, de Montes Claros-Montalvânia; a BR 479, do Projeto Jaíba a Brasília, incluindo uma ponte sobre o rio São Francisco, na cidade de Itacarambi e asfalto de Januária a Chapada Gaúcha; ponte na cidade de São Francisco e o asfalto dePintópolis a Urucuia, que dará acesso a Brasília e também a Ilhéus.

A reunião foi realizada na Cidade Administrativa, no final da tarde de quinta-feira, com as presenças de todos os diretores da AMAMS, comandados pelo presidente Marcelo Felix, prefeito de Januária. No dia 28 de junho, o governador estará em Montes Claros, quando se reunirá mais uma vez com os prefeitos. Outro pedido formulado pela AMAMS é para o Estado criar três Planos Estaduais para o Norte de Minas: o primeiro, para enfrentamento da seca, com um plano permanente; o segundo, da saúde pública, visando resolver a situação dos hospitais nas 11 microrregiões de saúde, para evitar o colapso hospitalar; e por fim, a descentralização na industrialização regional, evitando concentrar os investidores apenas nas cidades que já contam com essas empresas. 

A AMAMS pediu ainda que fosse realizada a alteração do edital BDMG, facilitando a participação no Programa de Pavimentação de Cidades que não tem rede esgotamento sanitário implantada na via quando a pavimentação for calçamento. Esse pedido foi acatado de imediato. Ainda na pauta de reivindicação, a AMAMS pediu liberação do pagamento das emendas e convênios, principalmente daquelas que as obras já se encontram em execução e ainda a liberação de recurso para manutenção de estradas do transporte escolar.

O presidente Marcelo Félix reforçou para o governador mineiro que o Norte de Minas tem confiança no atual Governo, pois acredita que conseguirá reverter à situação de crise. Romeu Zema prometeu analisar os pedidos e responder o mais rápido possível. Estiveram presentes os vice-presidentes José Nilson Bispo de Sá e Larraverdiere Batista Cordeiro, prefeitos de Padre Carvalho e Ibiai; os diretores Célio Santana (Buenopolis), Robson Adalberto Mota Dias (Coração de Jesus), José Raul Reis, de Lagoa dos Patos; Rone Douglas Dias, de Olhos D’água; Eduardo Rabelo Fonseca, de Francisco Dumont e Carlos Alberto Mota Dias, de São João da Lagoa, além do secretário-executivo Ronaldo Mota Dias.