AMAMS PEDE MUNICÍPIOS PARA DEFINIR MICROBACIAS PARA PROJETO DE UM MILHÃO DE BARRAGINHAS

| 14 de Janeiro de 2022 - 15:14

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene cobrou hoje dos municípios do Norte de Minas a indicação das microbacias que serão atendidas pelo projeto “Um milhão de barraginhas”, criado pela entidade e que será executado com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf. Uma live realizada na manhã dessa sexta-feira (14/01) foi coordenada pelo presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, prefeito de Padre Carvalho, quando o engenheiro ambiental Reinivaldo Pereira Martins, do Departamento de Engenharia da AMAMS apresentou o projeto. O presidente José Nilson Bispo de Sá explicou que a Codevasf solicitou à AMAMS a indicação dos locais onde serão construídas essas barraginhas.
            No dia 24 de setembro de 2021 a AMAMS aproveitou a realização do II Irmanar, em Montes Claros, realizado pelo Grande Oriente do Brasil, uma das obediências maçônicas do Brasil, e pediu ao grão-mestre geral do Brasil, Mucio Bonifácio e apresentou a proposta de uma milhão de barraginhas, a ser executado em 10 anos, numa média de 100 mil barraginhas por ano. A AMAMS pediu a Maçonaria que que usasse o acesso com o vice-presidente general Hamilton Mourão para conseguir os recursos desse projeto. No final de novembro a AMAMS recebeu a correspondência da Codevasf pedindo os locais onde devem ser construídas essas barraginhas. No dia 6 de dezembro a AMAMS apresentou a iniciativa aos prefeitos.
            O presidente José Nilson, o Nilsinho, lembrou que esse é um dos maiores projetos do Norte de Minas, pelo seu alcance e por recuperar o lençol freático dos rios do Norte de Minas. Ele lembra que a região está sendo castigado por enchentes e se tivessem esssas barraginhas, essas águas seriam retidas e ajudaria a região no período da seca. O engenheiro Reinivaldo Pereira Martins mostrou na live que a Prefeituta deve encaminhar a coordenada geográfica de onde será construída a barraginha, sempre a jusante e que elas deverão ser de 20 metros de diâmetro por dois metros de profundidade. Reinivaldo pediu ainda que cada município indicasse a quantidade de barraginhas desejada.