AMAMS PEDE PRIORIDADE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO NORTE DE MINAS NA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

| 25 de Março de 2020 - 11:02

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde que os profissionais da rede municipal de assistência social do Norte de Minas sejam também inclusos como prioridade na campanha de vacinação contra a gripe, iniciada essa semana.
Em correspondência encaminhada à assessoria do ministro Luiz Henrique Mandetta e ao secretário estadual Carlos Eduardo Pereira, com o argumento que estes profissionais da Assistência Social  no exercício de suas funções e atribuições atendem grande parte das famílias/indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social que vivem em situação de pobreza.
O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, explica que o
Departamento de Politicas Sociais da AMAMS tem sido procurado por gestores municipais de assistência social do Norte de Minas para buscar uma solução, pois o risco de serem contaminados é muito grande. “Como o trabalho é essencial durante o período de pandemia do coronavírus, os trabalhadores do SUAS, estão em busca de propor planejamentos adequados para a execução da oferta do serviço a população carente, no que tange aos serviços socioassistenciais. Neste sentido, identificamos que estes profissionais não estão na lista de público prioritário da campanha de vacinação e com isso, ficam vulneráveis, pois estão em exposição de ações e campanhas conjuntas com a política de Saúde junto aos idosos, crianças, entre outros.
Outro aspecto observado pelo presidente é que “percebe-se que através dos
atendimentos juntos aos municípios acompanhados na Área Mineira da Sudene que os mesmos vem enfrentando dificuldades na articulação para inserção deste público na lista de prioridades. “Embora a vacina da gripe não proteja contra o Coronavírus, ela possui mecanismo de reduzir o risco de infecção. Neste dramático cenário, gestores municipais estão sendo obrigados a reduzir atendimento e fechar equipamentos públicos, especialmente os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), presentes em todo o Brasil, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Centros Especializados de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop), inviabilizando neste momento o atendimento prestado à população mais pobre e com direitos violados.
A AMAMS através do seus Departamentos Técnicos, vem atendendo as
solicitações dos municípios nas demandas existentes e subsidiando os municípios na execução da oferta dos serviços, tendo em vista que a grande maioria dos municípios da Área Mineira da Sudene são de pequeno porte e a sua manutenção se baseia através das ações vinculadas e articuladas.
As medidas em relação aos acompanhamentos e outras intervenções estão sendo realizada de maneira que não comprometa a oferta dos atendimentos ao público bem como o suporte técnico aos municípios filiados.