AMAMS PEDE RAPIDEZ NO INÍCIO DAS OBRAS DA BR 135 NO NORTE DE MINAS
| 13 de Março de 2025 - 12:20
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) espera que o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) inicie com a maior rapidez possível as obras de asfaltamento do último trecho da BR 135, entre os municípios de Itacarambi a Manga, passando por São João das Missões. O órgão deu a ordem de serviço para o consórcio BR 135/MG/ LCM, ÁPIA e HOLLUS, com 57,41 quilômetros ao custo de R$ 260.244.803.00, com previsão de iniciar em 20 dias e concluir este trecho no início de 2026.
A BR 135 teve o seu traçado criado pelo então presidente Juscelino Kubistchek e tem seu início na BR 040 e termina em São Luiz, no Maranhão, passando por Montes Claros. No ano de 1987 a obra foi embargada no trecho de Itacarambi a Manga pelo Tribunal de Contas da União, por suspeita de superfaturamento. No ano de 2010 foi asfaltado o trecho de Manga a Montalvânia, enquanto o trecho de Itacarambi a Manga, ficou dependendo de licenciamento ambiental.
O presidente da Amams, Ronaldo Soares Mota Dias, salienta que esta obra significa a redenção do Norte de Minas, pois abre um corredor de escoamento da produção do Norte de Minas para a região Norte e Centro Oeste do Brasil. Ele destaca a liderança dos prefeitos Anastácio Guedes, de Manga; de Fredy do Raly, de Montalvânia e de Jair Cavalcante Barbosa, de São João das Missões, que mobilizaram todas as forças políticas em torno desta causa. “Parabenizamos os prefeitos Anastácio Guedes, Jair Cavalcante Barbosa e Fredy do Raly, como também o Governo Federal e as entidades de classes por esta conquista. Vale ressaltar a participação da Amams nesta luta e, agora, é momento de comemorar e cobrar o início da obra”, concluiu o presidente da Amams.
O secretário executivo da Amams e ex-prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, destacou a importância da obra e lembrou que é uma das reivindicações da Amams para o Norte de Minas. “A pavimentação asfáltica dos 57,41 quilômetros da BR 135 entre Manga e Itacarambi, além de melhorar a vida de milhares de pessoas, vai impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região e trazer mais conforto e segurança aos usuários da via”, disse.