AMAMS PEDE RETOMADA DAS OBRAS DA BARRAGEM DE BERIZAL E PROJETO DE MINERAÇÃO

| 08 de Novembro de 2023 - 08:47

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao ao vice-presidente da República, Geraldo Alkimim, a retomada das obras da barragem de Berizal no município de Berizal e apoio do governo federal para a implantação do projeto de mineração da Sam Metais nos municípios de Padre Carvalho, Fruta de Leite e Grão Mogol. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, juntamente com o vice-presidente da entidade e prefeito de Buenópolis, Célio Santana, e com o secretário executivo Ronaldo Soares, estiveram reunidos com Geraldo Alkimin, durante conversas no 4º Encontro Nacional de Municípios, que ocorre em Brasília. Alkimim lembrou de sua vinculação com o Norte de Minas, onde seus familiares tem residência em Montes Claros e fazenda em São João da Ponte. A Amams o convidou para uma reunião com os prefeitos do Norte de Minas, em Montes Claros.
 
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, mostrou a relevância da barragem de Berizal, que além de perenizar o Rio Pardo, asseguraria o abastecimento dos moradores de 12 municípios da microrregião do Alto Rio Pardo e ainda irrigaria grande área de café e criaria um polo de turismo náutico. Ele lembrou que a obra está com 40% dos serviços executados com a galeria fluvial pronta executada pelo DNOCS. Desde 2 de julho de 2002 foi embargada pelo COPAM de Minas Gerais e chegou a ser inserida no PAC em 2012, mas não foi executada. 
 
No caso da Sam Metais, Nilsinho lembrou que é um investimento de R$ 12 bilhões com um grupo chinês e que geraria de imediato 6.200 empregos. Como Alkimim também responde pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Amams mostrou que esse projeto aqueceria a economia do Norte de Minas e se destaca pelo seu foco de sustentabilidade ambiental, pois a barragem de Vacaria daria suporte a agricultura familiar.