AMAMS realiza a 2ª formação continuada para Conselheiros Tutelares

| 06 de Agosto de 2018 - 17:06

 
Será realizada nessa terça e quarta-feiras, 7 e 8 de agosto, a segunda Formação Continuada para Conselheiros Tutelares do Norte de Minas, que envolverá 80 pessoas dos municípios norte-mineiros que atuam nessa área ou mesmo são dos órgãos municipais de assistência social. O evento começa às 08 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e está sendo organizado pela AMAMS em parceria com o Ministério Público, através da Coordenadoria Regional da Infância e Juventude, Unimontes e Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares. A primeira formação ocorreu em 27 de março, quando envolveu mais de 100 conselheiros da região.
 
Os temas a serem debatidos, nos módulos, são: “Crianças e Adolescentes objetos de sujeitos de direitos”, “Como trabalhar o Conselho Tutelar”, “Interface do Conselho Tutelar e as famílias”, “Interface do Conselho Tutelar com a rede de atendimento”, “Intersetoriedade do Conselho Tutelar  e a Atuação em redes na promoção da criança e do adolescente”, “Interface do Conselho Tutelar e o sistema de Justiça” e por fim, “a importância dos instrumentais com enfoque na documentação escrita” As palestras serão ministradas pelos facilitadores que são, Josiane Pereira, Coordendora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenção Social da Unimontes;  Nôemia de Fátima Silva Lopes e Fabiola Franciele de Jesus, ambas professoras da Unimontes. Em seguida Lucas Arruda, representante do  Forúm Mineiro de Conselheiros Tutelares, o promotor Daniel Librelon e por fim, a psicóloga Laila Tatiane Ferreira Souza,  do Departamento de Assistência Social da AMAMS.
   
Desde o ano de 2015 que esse tipo de curso de formação tem sido realizado. No primeiro, a AMAMS e Associação dos Municípios do Medio São Francisco - AMMESF, mostraram o papel dos conselheiros tutelares. No inicio desse ano o promotor Daniel Librelon convidou a AMAMS para criar esse curso, a ser realizado em quatro etapas e focando todos municípios do Norte de Minas.  A cada curso participam aproximadamente 40 municípios.  O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, afirma que além da relevância de sempre adequar os conselheiros tutelares aos fatos novos, deve-se destacar a importância dessa parceria, pois envolve instituições de credibilidade, como Ministério Público, AMAMS e Unimontes, além de outros parceiros.