AMAMS realiza Encontros Regionais para discussão e enfrentamento da crise financeira

| 21 de Junho de 2018 - 17:27

Terá início na próxima segunda-feira, dia 25, uma série de Encontros Regionais promovidos pela AMAMS, o primeiro encontro será em Bocaiuva, e terá como pauta principal a discussão sobre o enfrentamento da crise financeira provocada pelos atrasos e falta de repasses dos Governos Federal e Estadual. O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, que pretende promover reuniões itinerantes em outras cidades, como Januária, Janaúba, Pirapora, São Francisco e Taiobeiras, sempre abrindo espaço para ouvir os prefeitos e mostrar a população como as Prefeituras estão sofrendo com a crise financeira. Um dos maiores problemas vividos pelos prefeitos é que a paralisação dos caminhoneiros, no mês passado, derrubou os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), afetando ainda mais a crise já experimentada pelos gestores.
 
O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, explica que a proposta dessas reuniões itinerantes é abrir espaço para os prefeitos falarem sobre a situação que são obrigados a conviver, permitindo que a população tenha conhecimento dessa realidade, e conta também com a participação das Câmaras de Vereadores dos municípios. Assim, quando um prefeito expõe sua situação, permite que os moradores saibam da situação. Nas décadas de 80 e 90 a AMAMS já realizava esse modelo de reuniões regionais, com uma cidade sediando o evento.
 
A prefeita de Bocaiuva, Marisa Souza, que também é vice-presidente da AMAMS, cita como exemplo a situação do seu município, que tem R$ 13 milhões para receber do Estado, sendo R$ 8 milhões somente na área de saúde. No Transporte Escolar, quando está no sexto mês do ano e quinto mês de aulas, ainda não recebeu nenhuma parcela referente ao ano 2018. Com isso, tem de retirar os recursos que deveriam aplicar em obras cobradas pela população, para cobrir essa despesa. A reunião em Bocaiuva será a partir das 14 horas, no salão de festa da Loja Maçônica Labor e Justiça.