AMAMS realiza I Seminário Regional em Saúde Mental no Âmbito do Trabalho

| 03 de Outubro de 2017 - 16:15





Gestores de saúde municipais, alunos e técnicos participaram do I Seminário Regional em Saúde Mental no Âmbito do Trabalho, realizado nessa segunda-feira, dia 2 de outubro, organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).  A coordenadora técnica Patrícia Ferreira Costa, do Departamento de Saúde da AMAMS explica que reuniu, estudantes, técnicos e representantes dos municípios da área mineira da Sudene, em parceria com a Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT), vinculado ao Ministério da Saúde.



Na abertura dos trabalhos, o diretor técnico da AMAMS, Raphael Castro frisou que a AMAMS cumpre o seu papel de capacitar os municípios na busca de soluções visando uma melhor arrecadação e gerenciamento de recursos da área da saúde. O CEREST de  Montes Claros é referencia para todo Norte de Minas e por isso, a coordenadora Sabrina Araujo Melo Brito mostrou as ações realizadas nesse tempo, sempre buscando resolver as demandas da saúde do trabalhador, de forma preventiva.  Thereza Christina Silveira de Almeida Maia, do CEREST, mostrou a situação do uso do agrotóxicos no Brasil, relatado pela literatura cientifica. Frisou que o Norte de Minas merece destaque, pois tem uma área muito grande de pessoas na fruticultura e em outras atividades e que o CEREST pode atuar nos levantamentos desses casos.



amams_saude-(3)



A psicóloga Aparecida Rosângela Silveira, mestre em saúde pública, abordou a campanha sobre “Setembro Amarelo, que aborda a questão da depressão e suicídio. Diego Araujo Melo, advogado e especialista em Direito Público, falou sobre a “Meditação como instrumento para aumentar a qualidade de vida”, ele que é praticante de meditação. A psicóloga Sterfane Figueiredo Oliveira Guimarães abordou sobre Saúde Mental e Trabalho. Por fim, Claudio Tourinho abordará o tema “A autonomia e pedagogia nas práticas integrativas com ênfase em Yoga e massagem Reik”.



amams_saude-(1)



 



Confira a galeria de fotos do evento AQUI



Montes Claros, 02 de Outubro de 2017.



Ascom | AMAMS