AMAMS RECEBE FILIAÇÃO DE JANUÁRIA E FORTALECERÁ CAMPANHA PELO VALE DO PERUAÇU

| 04 de Março de 2021 - 11:26

O município de Januária voltou a se filiar à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), depois de quatro meses de afastamento. O prefeito Maurício Almeida assinou a ficha de refiliação nesta semana, depois de contato com o presidente José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho e o secretário-executivo Ronaldo Dias, quando alinharam que a AMAMS fortalecerá a campanha para o reconhecimento do Vale do Peruaçu como patrimônio natural da humanidade pela Unesco, órgão vinculado à ONU e por isso, está conseguindo R$ 1 milhão para a elaboração do dossiê exigido pela UNESCO. O prefeito Maurício Almeida explica que a atual diretoria da AMAMS implantou uma dinâmica que justifica o município estar filiado, como os projetos do Departamento de Engenharia e as consultorias na Assistência Social, Saúde, Educação e Convênios. O coordenador do Departamento de Assuntos Institucionais da AMAMS, Sérgio Nassau, foi a Januária e trouxe a filiação assinada.

    Desde o ano de 2017 que Januária lançou a campanha para reconhecimento pela UNESCO do Vale do Peruaçu como patrimônio natural mundial, o que permitiria receber apoio internacional. O local é um dos maiores acervos espeleológicos do Brasil e tem atraído especialistas de vários países. Como secretário-executivo do Ministério do Turismo, até o ano de 2018, Mauricio Almeida participou desse projeto, interferindo junto ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (IPHAN). Agora a AMAMS colocará o superintendente de Turismo da entidade, Ítalo Mendes, que é funcionário efetivo do Ministério do Turismo, para ajudar nesse projeto, inclusive com a liberação de verba de R$ 1 milhão para elaborar o dossiê do projeto, que tem de ser protocolado neste ano para tramitação do projeto.

    O prefeito Maurício Almeida pediu a AMAMS que seja intensificado a elaboração do Programa de Regularização Fundiária, seja urbano como rural, além de pedir que o município seja piloto do projeto de Desenvolvimento Econômico, criado neste ano pela AMAMS com a proposta de gerar 50 mil empregos. Januária é um dos maiores municípios em extensão territorial de Minas Gerais e sua área é do mesmo porte do Estado de Sergipe. Por isso, o prefeito Maurício Almeida quer a AMAMS também levantando a bandeira da BR 479, que liga Januária a Brasília e cria novo corredor de interligação do Norte de Minas com o Centro Oeste do Brasil e ainda de escoamento da produção agrícola da produção do Projeto Jaíba para atender Brasília e toda aquela parte do Brasil.