AMAMS REFORÇA LUTA PELA RETOMADA DAS CIRURGIAS ELETIVAS

| 06 de Outubro de 2020 - 08:00

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) cobrou a retomada das cirurgias eletivas, pois existem mais de 700 mil de procedimentos paralisados pelo Sistema Único de Saúde em todo Brasil e até o final do ano poderá chegar a 1 milhão represado. O secretario executivo Mauro Guimarães Junqueira, durante o seminário “Aplicações dos Recursos Financeiros do Covid 19”  reforçou que esse serviço tem de ser retomado de imediato.
 O seminário foi aberto pelo presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, que salientou a incerteza dos prefeitos quanto a devida aplicação dos recursos destinados ao Covid-19, ele também cobrou a retomada segura das cirurgias eletivas levando em consideração o atual cenário da Covid-19. A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro anunciou que a União tem trabalhado para manter os leitos de CTI que foram credenciados em caráter temporário para a Covid-19.
Sobre os recursos do Covid-19, Mauro Junqueira explicou que está sendo aguardado um acordão do Tribunal de Contas da União para que a verba liberada deste ano seja transferida para o ano de 2021, ele lembrou ainda que existem dois projetos tramitando na Câmara dos Deputados. Alertou ainda que os municípios tem plena liberdade de aplicar os recursos, desde que não seja em obras a serem iniciadas ou mesmo em pagamento de servidores do inativo, mas podem pagar os salários dos servidores da saúde.