AMAMS REÚNE OS MUNICÍPIOS PARA O SEMINÁRIO NORTE MINEIRO DE ATENDIMENTO ON LINE

| 08 de Janeiro de 2020 - 11:29

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Delegacia da Receita Federal em Montes Claros realizarão no dia 14 de janeiro o Seminário Norte-Mineiro de Atendimento On Line, no auditório da AMAMS, quando apresentarão o Sistema  “Dossiê Digital de Atendimento”, no portal E-CAC, que desburocratizará a prestação de serviços da Receita Federal para os municípios, dando maior celeridade nos pedidos e analises de certidões negativas e várias outras medidas. O presidente Marcelo Felix, prefeito de Januária, salienta a relevância dessa ação, pois ajudará de forma considerável os municípios.
            O delegado da Receita Federal, Felipe Araujo Florence explica que a proposta é reunir os prefeitos, contadores e procuradores municipais para esse evento, quando será apresentado aos usuários as ferramentas tecnológicas para suprir as necessidades dos contribuintes, como o Dossiê Digital de Atendimento, o Portal E-CAC e o Chat da Receita Federal, além do DCTF Web, dado as alterações recentes. Os palestrantes serão Mário Henrique Soares de Menezes, chefe-substituto da Divisão de Interação com o Cidadão em Minas Gerais; Cleyton pereira Murça, chefe do Atendimento em Montes Claros e por fim, o Felipe Florence. Também será aberto aos contadores e empresários do Norte de Minas.
            O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, observa que o Norte de Minas ficará apenas com a unidade da Receita Federal em Montes Claros, para atender todo Norte de Minas e ainda com o risco dela perder o status de Delegacia e ser transformada apenas em Agência. A AMAMS está negociando com a Receita Federal a criação de Posto de Atendimentos nos Municípios, nos moldes do que ocorre com o INSS. É que o Governo Federal tem priorizado o atendimento digital. A AMAMS se dispôs a promover esse Seminário Norte Mineiro de Atendimento On Line como forma de ajudar os municípios.
            O coordenador do Setor de Convênios da AMAMS, José Antonio Barbosa lembra que  essa é uma boa oportunidade dos prefeitos e assessores municipais tomarem conhecimento dessa nova metodologia de atendimento que a Receita Federal implantou. Ele afirma que faz mais de um ano que esse modelo foi colocado em funcionamento, mas ele se fortalece ainda mais com o enxugamento da máquina administrativa da Receita Federal, que deixará apenas Montes Claros com espaço físico. “Se uma Prefeitura precisar de certidão negativa ou esclarecimentos sobre retenção e bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios, fará via online e terá a resposta no máximo em 24 horas” – esclarece o coordenador.