AMAMS REÚNE PREFEITOS E GESTORES MUNICIPAIS PARA DISCUTIR O RELANÇAMENTO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), por meio do departamento de Assistência Social e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), realizou, nessa quinta-feira (03/08), encontro com prefeitos e gestores municipais ligados às áreas de Habitação e Assistência Social para discutir e apresentar o novo processo de orientação e cadastramento do Programa Minha Casa Minha Vida. O evento reuniu aproximadamente 400 gestores de 120 municípios, no auditório da entidade, em Montes Claros.
O objetivo do encontro foi orientar os municípios sobre o processo e organização do Programa Minha Casa, Minha Vida e mostrar aos gestores municipais a importância de inserir o programa nos municípios da região, especialmente os de pequeno e médio porte, que correspondem a mais de 90% dos municípios da área mineira da Sudene e que apresentam déficit habitacional.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, reafirmou o compromisso da associação de trabalhar em prol do desenvolvimento dos municípios na busca de políticas públicas, sobretudo na área de habitação. “Este encontro foi de grande relevância para todos nós prefeitos e para os gestores municipais. O Minha Casa, Minha Vida foi relançado pelo governo federal e gera muitas dúvidas, por isso a nossa iniciativa de promover este encontro. Contamos, aqui hoje, com representantes da SEDESE, CNM, Caixa Econômica Federal, Cemig e do Governo Estadual para falar do programa e esclarecer dúvidas”, enfatizou o presidente da Amams.
Após um coffee break, servido aos convidados e participantes, às 09 horas foi iniciado o evento. Os analistas em planejamento territorial e habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Karla França e Jordan Ferreira, ministraram palestra sobre as principais orientações dos Planos Municipais e Programas Disponíveis do Minha Casa, Minha Vida. Às 10:00 horas, Carlos Alexandre, da Superintendência Executiva de Habitação Nordeste de Minas Gerais da Caixa Econômica Federal falou com detalhes sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Ainda no evento, às 11:20h, o subsecretário interino de Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Henrique Oliveira Carvalho, falou sobre o papel do Governo do Estado para apoiar os municípios na condução de políticas públicas de habitação.