AMAMS se reúne com Grupo Regional de Desenvolvimento Sustentável

| 03 de Abril de 2017 - 09:45





A partir do seminário, “Utilização dos recursos do Fundo Internacional do Clima”, que aconteceu no último dia 21, foi formado um grupo de trabalho denominado “Grupo Regional de Desenvolvimento Sustentável”.



Na última sexta, 31 de março o grupo se reuniu com o Secretário Executivo Ronald Mota Dias, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, para discutir sobre o encaminhamento de propostas para o Fundo Clima.



O Presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis, reiterou o apoio da Associação, “A AMAMS apoia todas as ações voltadas para o desenvolvimento do Norte de Minas, estamos abertos a todas as ideias que possam agregar a região”.



“A ideia é propor a organização das ações que vem sendo desenvolvidas na região, para que os resultados sejam melhores e possamos colher de fato os frutos dessas ações. Estamos falando sobre a falta de água, mas as atuações são muito isoladas ainda, nós precisamos organizar as ações, aproveitar melhor os recursos que já existem, por exemplo, o crédito rural, para que ele seja bem aplicado, para que se pense na implementação das ações na questão ambiental, com tecnologias de conservação e correção de solos com calcário onde for necessário, construção de curvas de nível, em fim, para que sejam colocada as tecnologias adequadas nos devidos lugares, para que a gente passe a ser além de produtor econômico, um produtor de água que preserve o meio ambiente”, comentou José Carlos, extensionista da Emater.



Para o pesquisador da Epamig, José Carlos Fialho Rezende, a proposta do grupo é buscar uma estabilidade sócio ambiental e econômica na agropecuária regional. “A proposta de formação desse grupo é pra gente identificar o problema da região, o que precisa ser solucionado na questão de culturas portadoras de água, ações que levem a região a economizar água também na agricultura”, finalizou.



Participaram dessa primeira reunião, representantes da Emater, Codemc, Epamig e AMAMS.



 



Montes Claros, 31 de Março de 2017.