AMAMS SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONCESSÃO E PRIVATIZAÇÃO DA BR-365
| 31 de Outubro de 2025 - 13:51
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sediará, nesta sexta-feira, 31 de outubro, uma audiência pública da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) para discutir o projeto de concessão e privatização do lote noroeste, que inclui a BR-365, que liga Montes Claros a Uberlândia, passando por Pirapora. O encontro é uma iniciativa do Governo de Minas e será realizado na sede da AMAMS, em Montes Calros, a partir das 14h30.
O evento integra o processo de consulta pública aberto pelo Governo de Minas sobre o Lote Rodoviário Noroeste, que prevê investimentos expressivos em melhorias nas rodovias da região, incluindo duplicações, implantação de acostamentos e asfaltamento de estradas não pavimentadas.
A BR-365 é considerada uma das mais estratégicas do Estado, por conectar o Sul e o Nordeste do Brasil. A rodovia é amplamente utilizada no transporte de cargas e grãos, servindo de rota para caminhoneiros que saem da região de Ribeirão Preto (SP), passam por Uberlândia, Pirapora e Montes Claros, e seguem pela BR-251 e BR-116 (Rio-Bahia) até o Nordeste.
Desde 26 de setembro, o Governo de Minas, por meio da Seinfra, mantém aberta a consulta pública sobre o projeto, que abrange 767 quilômetros de rodovias: BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181. A população pode apresentar sugestões e contribuições para o aprimoramento do edital de concessão.
O contrato prevê investimentos da ordem de R$ 7,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, contemplando recuperação, manutenção, ampliação de capacidade e serviços aos usuários. Entre as intervenções planejadas estão:
- Duplicação de 79,1 km de rodovias
- Implantação de 70,9 km de acostamentos
- Construção de 14,6 km de vias marginais
- Asfaltamento de 110,7 km de estradas não pavimentadas
- Instalação de seis passarelas e melhorias em 162 acessos
- Intervenções em 26 pontes e viadutos
- Criação de 46 dispositivos de interseção, como retornos e rotatórias
Além das obras, as rodovias passarão a contar com serviços operacionais de atendimento 24h aos usuários, incluindo guincho leve e pesado, socorro médico e mecânico, bases operacionais e monitoramento de tráfego. De acordo com o secretário Pedro Bruno, o Lote Noroeste representa um marco para o Estado. “São mais de R$ 7 bilhões em investimentos que vão modernizar a malha viária, aumentar a segurança nas estradas e melhorar a vida de milhares de mineiros. Esse projeto vai aproximar regiões, reduzir custos de transporte e agilizar o escoamento da produção”, destacou.
A audiência pública na AMAMS reforça o papel da entidade como espaço de debate e interlocução regional, garantindo que as demandas e preocupações dos municípios do Norte de Minas sejam ouvidas e consideradas no processo de concessão.
