AMAMS SERÁ SEDE DO SEMINÁRIO SECAESTIAGEM 2022 PROMOVIDO PELO GOVERNO ESTADUAL

| 10 de Maio de 2022 - 14:49

Nesta sexta-feira, 13 de maio, a partir das 08:00 horas, o Gabinete Militar do Governador Romeu Zema e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), realizam o Seminário Seca/Estiagem 2022. O evento será no auditório da AMAMS em Montes Claros e contará com presenças do chefe de Gabinete Militar do Governador, Coronel Osvaldo de Souza Marques, do secretário executivo adjunto da CEDEC/MG, Tenente Coronel Sandro Vieira Corrêa, prefeitos e coordenadores municipais de Defesa Civil do Norte de Minas. 

Durante o Seminário serão discutidos ações e planos de enfrentamento da seca que já é um problema enfrentado pelos gestores municipais neste ano e que traz grandes prejuízos. Além disso, será lançado o Plano Estadual de Convivência com a Seca 2022 e ministradas palestras sobre decretação de situação de emergência e ajuda humanitária, aspectos práticos do programa Água Doce, ações da Operação Pipa Estadual (TDAP), do Idene no fortalecimento do desenvolvimento do Norte e Noroeste de Minas Gerais, da CODEVASF sobre recursos hídricos e da Força Tarefa Previncêndio  (FTP/Semad). No encontro ainda serão abordadas as características físicas, ambientais e os cenários climaticos da região. O evento terá como objetivo a capacitação dos coordenadores de defesa civil dos municípios com orientações sobre os procedimentos de transferência dos recursos estaduais, federais e ajuda humanitária, como o fornecimento de cestas básicas e outros itens de combate aos efeitos da seca. 

O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, destacou a parceria da Associação com a Defesa Civil Estadual e elogiou a realização do Seminário. “Este Seminário acontece em um momento oportuno, pois já entramos no período mais crítico de estiagem. Essa situação levou o governo estadual a decretar Situação de Emergência. Cerca de 90 municípios da nossa região estão sob vigência do decreto nº 252 de 04 de maio de 2022 do Estado de Minas Gerais, decreto que vai durar 180 dias e começa vigorar a partir do dia 16 de maio”, enfatizou o presidente da AMAMS.