Aniversário do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

| 11 de Outubro de 2016 - 14:36



O Centro de Visitantes Cavernas do Peruaçu recebeu mais de 300 pessoas, na última sexta-feira (07), em comemoração aos 27 anos de criação da Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu (APA) e dos 17 anos de criação do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PARNA). O evento foi idealizado pelos funcionários do ICMBio e contou com o apoio das Prefeituras de Itacarambi e Januária, do Sebrae/MG e do Circuito Turístico Velho Chico para a sua realização. A festividade de aniversário foi pensada pelos organizadores devido à relevância ambiental, cultural, social e de beleza cênica dessas unidades para região e a sua comemoração reforça esta importância para o turismo local.



A programação em comemoração ao aniversário iniciou às 14 horas com a composição da Mesa de Honra. Foram registradas as presenças de vários atores locais e as autoridades ao fazerem uso da palavra expuseram que este é o grande momento de transformar esta região em pólo turístico, com valiosas oportunidades econômicas. Na sequência, houve a apresentação e contextualização das unidades; lançamento do livro “Peruaçu, em novos versos e cores”, como resultado do concurso artístico cultural nas escolas próximas ao PARNA; apresentação cultural com o grupo “Reis do Boi” de Itacarambi; parte final do credenciamento dos condutores ambientais do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e finalizou com um coquetel de celebração do aniversário das Unidades ao som do show musical da Banda Apoenah. O momento foi de muita descontração, alegria e envolvimento de atores locais com os visitantes.



Um grupo de jornalistas participou de um famtur promovido pelo Circuito Turístico Velho Chico, com apoio do Sebrae, cujo objetivo desta visita é propagar para todo Norte de Minas as belezas naturais do parque voltadas às atividades de ecoturismo. Para o turismólogo Leidson dos Reis Nunes o ecoturismo é para as pessoas amantes da natureza que querem ter o contato íntimo com ela, interagindo com os fenômenos e as relações da ecologia e da cultura dos habitantes da região. “Temos muito a mostrar, tanto a exuberância do Parque Cavernas do Peruaçu, quanto os passeios nas águas do Rio São Francisco e o modo de vida dos ribeirinhos. Precisamos de muita divulgação de todo este potencial para que possamos, por meio do turismo, criar oportunidades de emprego e renda nesta região” destacou Leidson. As ações do famtur continuaram no sábado (8), com a visitação da Caverna Janelão, cuja maior estalactite do mundo, a perna da bailarina, é destaque.



A Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu – APA - e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – são duas Unidades de Conservação federais localizadas no norte de Minas Gerais, mais especificamente no Vale do Peruaçu. A APA foi criada dia 26 de setembro de 1989, pelo Decreto Federal n° 98.182 e abrange os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Miravânia e São João das Missões. O Parque foi criado dia 21 de setembro de 1999 pelo Decreto Federal s/ n°, abrangendo os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões



FONTE: ASCOM/PREF. Itacarambi



Foto e reportagem: Jussara Ribeiro