Bate papo sobre Educação e Assistência social o que preciso saber ?

| 05 de Janeiro de 2021 - 13:44

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene marcou para dia 12 de janeiro, às 9 horas, a videoconferência com os novos gestores municipais de Assistência Social e Educação, quando repassará as orientações sobre as duas áreas. O presidente Lara Batista Cordeiro explica que esse evento está sendo realizado a pedido dos novos secretários municipais das duas áreas. Isso em razão das demandas geradas, com ênfase no auxilio emergencial e no retorno das aulas. A AMAMS tem vários Departamentos Técnicos que dão suporte aos municípios, como especialistas e ainda o apoio da Confederação Nacional dos Municípios, quando necessário.
Na área de assistência social, o foco é  orientar os novos gestores e por isso será realizada a webconferência no intuito de orientar sobre o cenário da  Política de Assistência Social, abordando assim sobre as  principais atividades a serem executadas ao entrar na Gestão de Assistência Social. Os temas a serem discutidos são  Gestão da Política de Assistência Social, Equipamentos existentes no município e Gestão Orçamentária e financeira do SUAS no intuito de orientar os municípios na elaboração e implementação dos projetos de assistência social, além disso,  tem como foco apoiar e orientar os municípios na captação de recursos financeiros para a área da assistência social bem como contribuir e embasar a reconfiguração das Políticas Municipais de Assistência Social a fim de contribuir com uma melhor gestão e aprimoramento dos serviços.
A webconferência propõe  prestar o atendimento e assessoramento dos serviços referente à Políticas Públicas de Educação e  da Assistência Social  além de acompanhar os processos de trabalho dos municípios associados, contribuindo assim para a leitura da realidade dos mesmos, considerando os diversos desafios e entraves que precisam ser superados para a construção de alternativas e oportunidades que possibilitem superação das demandas e fragilidades identificadas.
A coordenadora do Departamento de Educação da AMAMS, Neiva de Jesus, explica que no dia será feita a apresentação dos objetivos desse  Departamento, ressaltando  o trabalho desenvolvido junto aos municípios;  os programas e sistemas do FNDE; o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas e a importância de fazer um bom planejamento; o que muda com o novo FUNDEB e por fim, a discussão sobre a organização do calendário escolar em 2021.