BOAS PRÁTICAS E FÁBRICA DE PROJETOS

| 13 de Agosto de 2021 - 15:04

 
     A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene  (AMAMS), propôs ao Ministério do Desenvolvimento Regional a  criação do Observatório de Boas Práticas, para a disseminação de editais para captação de recursos do Governo e instituições privadas, na perspectiva de parceria Social Público Privada. O presidente José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho e o vice-presidente Célio Santana, prefeito de Buenópolis, estiveram em Brasília, quando se reuniram com Glaucia Maia de Oliveira, chefe de Gabinete do ministro Rogério Marinho e propôs a criação da Fábrica de Projeto. Eles receberam a promessa de que será realizada visita técnica à AMAMS, para conhecer o perfil da equipe técnica e com isso, viabilizar a iniciativa
No evento, a AMAMS mostrou que seria formatado o curso de Tecnólogo em Desenvolvimento Territorial, em parceria com a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e Unimontes ou outras instituições de ensino superior. Também seria criado o Curso de Gestão Pública, pela Universidade Corporativa da AMAMS, para formação de administradores públicos que seriam capacitados e atenderem às Prefeituras do Norte de Minas.
A AMAMS afirma que o Decreto 9810, de 30 de maio de 2019, por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, bem como a proposta da rede colaborativa de pesquisa, inovação e estruturação de projetos para o desenvolvimento regional. Cujas universidades e Institutos Federais foram inseridos na perspectiva de geração de novos saberes, intervenções e parcerias no desenvolvimento social e econômico, com foco nos territórios e rotas de produção. A AMAMS se coloca como forte colaboradora e força motriz para implantação colaborativa desta política publica.