Ciclo de Encontros Regionais Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos adolescentes: qual o papel dos gestores municipais

| 03 de Maio de 2021 - 11:41


 

CICLO DE ENCONTROS REGIONAIS
 

Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos adolescentes: qual o papel dos gestores municipais?

 

A Associação Mineira dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social – NEPISS/UNIMONTES, a Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Norte de Minas – CREDCA-NM, o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, as Diretorias Regionais da SEDESE de Montes Claros e de Salinas e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da área mineira da SUDENE, enquanto organizações e instituições parceiras no processo continuado de formação/qualificação dos/as conselheiros/as tutelares do Norte de Minas Gerais , convida todos os seguimentos para participar do “Ciclo de Encontro Regionais sobre Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos adolescentes: qual o papel dos gestores municipais”.

Com objetivo de Fomentar o diálogo com os/as gestores municipais sobre a importância e necessidade de garantir infraestrutura adequada, formação permanente dos/as conselheiros/as tutelares e da articulação intersetorial na promoção dos direitos de crianças e adolescentes e contribuir com a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos dos/as conselheiros/as tutelares sobre o seu trabalho e as demandas que cotidianamente lhes são apresentadas.

 

Distribuição dos municípios e datas dos encontros

 

13/05/2021

Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Guaraciama, Olhos D’agua, Coração de Jesus, Ibiaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, São João do Pacuí,Buenópolis, Joaquim Felício, Augusto de Lima, Várzea da Palma, Lassance, Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Josenópolis, São Francisco, Icaraí de Minas, Pintópolis, Itamarandiba, Couto de Magalhães de Minas, Ponto dos Volantes.

24/05/2021

Brasília de Minas, Campo Azul, Japonvar, Luislândia, Ponto Chique, Ubaí, São Romão, Santa Fé de Minas, Francisco Sá, Capitão Enéas, Montes Claros, Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira, Juramento, Mirabela, Patis, São João da Ponte, Ibiracatu, Lontra, Varzelândia, Águas vermelhas, Divisa Alegre, Riachinho. 

07/06/2021

Pirapora, Buritizeiro, Jequitaí, Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde, Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Jaíba, Matias Cardoso, Manga, Miravânia, São João das Missões, Montalvânia, Juvenília, Porteirinha, Catuti, Pai Pedro, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Felixlândia.

21/06/2021

Janaúba, Nova Porteirinha, Verdelândia,Rio Pardo de Minas, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, Vargem Grande do Rio Pardo, Salinas, Fruta do Leite, Padre Carvalho, Novorizonte, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso, Ninheira, Taiobeiras, Berizal, Curral de Dentro, Indaiabira, Espinosa, Mamonas, Chapada Gaúcha, Urucuia, Formoso.

 
 Organização: Associação dos Municípios da Área Mineira  da sudene -AMAMS.

    
Parcerias: Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, CIMAMS,  CREDCA-NM/MPMG, Diretorias Regionais da SEDESE de Montes Claros e Salinas e NEPISS/Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES.

    

Data: Verificar a comarca de abrangência conforme o cronograma anexado acima. 

    

Municípios: (conforme cronograma anexado)

    

Horário: 8h30min às 11h.

    

Carga horária: 2h30min

    

Local: Plataforma Virtual

    

Público-alvo: Prefeitos, Procuradores Jurídicos,  Presidentes do Poder Legislativo Municipal e Gestores da Política  de Assistência Social, Saúde e Educação da região Norte Mineira.

    

Objetivo: Fomentar o diálogo com os/as gestores municipais  sobre a importância e necessidade da formação permanente dos/as  conselheiros/as tutelares e da articulação intersetorial na  promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

    

Modalidade: À distância (atividade gratuita).

    

Vagas: 160 vagas, por encontro regional.

    

Inscrição: As inscrições são gratuitas, pelo preenchimento do formulário online neste link.  Link de Acesso

 

Requisitos para participação do encontro virtual: Realizar as inscrições em tempo hábil e conforme a efetivação será disponibilizado o link para acesso.

    

Certificação: Os interessados em ter a participação  certificada deverão realizar a inscrição prévia, participar da  transmissão ao vivo e confirmar a presença pelo formulário que  será disponibilizado no chat. Para tanto, o participante deve atentar para as orientações prestadas no chat e assinar no  formulário, pois é este que será observado para a emissão do  certificado, não o da inscrição.     

 

 Mais informações podem ser obtidas na AMAMS,  pelo e-mail     assistenciasocial@amams.org.br    ou     pelo telefone (38) 3212-2219

 

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h30min –  Abertura da Sala 

8h30min às 8h50min – Mesa de abertura 

8h50min às  9h40min – Painéis temáticos

Painel 1- Conselho Tutelar e redes de atendimento: diálogo permanente 

Palestrante: Lucas Arruda (FMCT ) e representante da área da Assistência Social AMAMS.

 

Painel 2– O Conselho Tutelar no Orçamento: o que diz a legislação. 

Palestrante: Promotor de Justiça da comarca de Bocaiúva e Coração de Jesus - Dra. Andréia Nunes Durãres

 Mediador:  Ranyere Mendes Vargas - Psicólogo/Analista do Ministéria Público do Estado de Minas Gerais.

 

9h40min às 10h - Debate/esclarecimento de dúvidas. 

 

10h às 10h30min– Apresentação da proposta da Carta de Compromisso: Estratégias para promover os direitos de crianças e adolescentes.  

Palestrante: Geusiane Pereira Silva - Professora da Unimontes

 
10h30min às 11h  - Debate/esclarecimento de dúvidas.


 11h – Encerramento.