Clipping Amams de quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Verba federal da Saúde deve ser repassada sem atraso, em dezembro
O compromisso de efetuar os repasses dos programas da Saúde aos Municípios sem atrasos, durante o mês de dezembro, foi assumido pelo governo federal. Durante audiência da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Paulo Rebello, para tratar das preocupações com final de mandato, o representante do governo garantiu que os prefeitos podem contar com a verba para fechar sua gestão.
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/verba-federal-da-saude-deve-ser-repassada-sem-atraso-em-dezembro
FONTE: PORTAL CNM –quarta-feira 30/11/2016
Prefeituras devem informar valores aplicados em saúde até 3 de dezembro
Municípios mineiros têm até o dia 3 de dezembro para enviar as informações referentes à aplicação de recursos na área de saúde, em 2016, ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), para receber o repasse do ICMS no mês dezembro que também será base de cálculo para 2017. Os municípios que não regularizarem essa pendência, no prazo estabelecido, poderão ficar sem o repasse para esse critério.
http://portalamm.org.br/prefeituras-devem-informar-valores-aplicados-em-saude-ate-3-de-dezembro/
FONTE: PORTAL AMM –quarta-feira 30/11/2016
Caixa de ferramentas auxilia Municípios a localizarem os ODS
Gestores municipais de todo o país podem contar com mais um instrumento de apoio na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recentemente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou uma caixa de ferramentas que ajuda a localizar as metas dos ODS. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) encoraja os gestores que conheçam a ferramenta.
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/caixa-de-ferramentas-auxilia-municipios-a-localizarem-os-ods
FONTE: PORTAL CNM –quarta-feira 30/11/2016
Ipsemg adota agendamento on-line para consultas de sua rede própria
Cada vez mais conectado com as possibilidades oferecidas pelo uso da tecnologia, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg)adota o agendamento on-line para consultas com os profissionais de sua rede própria de serviços.
Os beneficiários e dependentes usuários da Assistência a Saúde poderão a partir de primeiro de dezembro (1/12/2016) acessar o site da instituição no endereço eletrônico www.ipsemg.mg.gov.br, clicar em “Agendamento on-line”, realizar os procedimentos para o primeiro acesso.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/ipsemg-adota-agendamento-on-line-para-consultas-de-sua-rede-propria
FONTE: AGÊNCIA MINAS – quarta-feira 30/11/2016
Sedese trabalha na modernização das unidades do Sine em Minas Gerais
Já está em funcionamento, em Minas Gerais, em 12 agências coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), um sistema que garante mais agilidade nos serviços prestados pelos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado. O software SGA (Sistema de Gerenciamento do Atendimento), desenvolvido pela Dataprev, organiza a fila dos principais serviços ofertados nas unidades, como habilitação para Seguro Desemprego, Intermediação da Mão de Obra e emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/sedese-trabalha-na-modernizacao-das-unidades-do-sine-em-minas-gerais
FONTE: AGÊNCIA MINAS – quarta-feira 30/11/2016
Agricultura familiar terá menos burocracia nos contratos do Pronaf
As agências do Banco do Brasil em Minas Gerais vão suspender norma interna que exige dos agricultores familiares a homologação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com menos de um ano de vigência, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/agricultura-familiar-tera-menos-burocracia-nos-contratos-do-pronaf
FONTE: AGÊNCIA MINAS – quarta-feira 30/11/2016
Funasa convoca Municípios para cadastrar propostas de melhorias em saneamento
Foi divulgada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29 de novembro, a lista de Municípios convocados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a cadastrar propostas para ações de Melhorias Sanitárias Domicialiares, referente ao exercício de 2016.
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/funasa-convoca-municipios-para-cadastrar-propostas-de-melhorias-em-saneamento
FONTE: PORTAL CNM –quarta-feira 30/11/2016
Divulgado modelo de prontuário eletrônico, Municípios têm até 10 de dezembro para cadastrar informações
O prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na atenção básica foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 28 de novembro. O prazo para os Municípios enviarem as informações vai até dia 10 de dezembro. As informações da atenção básica que devem ser registradas nos prontuários dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) consta na Resolução 7/2016 do Ministério da Saúde (MS).
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/divulgado-modelo-de-prontuario-eletronico-municipios-tem-ate-10-de-dezembro-para-cadastrar-informacoes
FONTE: PORTAL CNM – quarta-feira 30/11/2016
Pacto pelo Cidadão prioriza melhorias efetivas para a população
Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por todos os entes da federação, o Governo do Estado segue trabalhando. A nova etapa deste esforço é a assinatura do Pacto pelo Cidadão, um conjunto de metas e ações que traduzem os compromissos do Governo com a população.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/pacto-pelo-cidadao-prioriza-melhorias-efetivas-para-a-populacao
FONTE: AGÊNCIA MINAS – quarta-feira 30/11/2016
Orçamento não contempla a BR-251
O Norte de Minas terá que se mobilizar efetivamente se quiser criar alguma perspectiva de começar a viabilizar o projeto de duplicação e recuperação da BR-251, que liga Montes Claros à BR-116/Rio/Bahia, orçado em R$ 1 bilhão. Isto porque, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), do governo federal, que tramita na Câmara dos Deputados, não contempla a rodovia, nem com R$ 250 milhões para 2017, suficientes para iniciar as obras. Foi o que deixou claro o superintendente do DNIT em Minas Gerais, Fabiano Cunha, ao participar de reunião com entidades de classe e lideranças políticas, na manhã dessa terça-feira, no auditório da Sociedade Rural.
http://www.jnnoticias.com/index.php/artigos/detalhes/48998/orcamento-nao-contempla-a-br-251
FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – quarta-feira 30/11/2016
Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta quarta-feira, 30 de novembro
Nesta quarta-feira (30/11) uma frente fria mantém o tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais. Há risco de chuva forte, com raios e rajadas de vento, no Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte e Centro.
No Noroeste e Triângulo Mineiro o céu fica nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas no decorrer do dia. Na faixa norte do estado o sol predomina pela manhã, mas à tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas.
A temperatura tende a sofrer um declínio a partir do final da tarde nos municípios situados mais na parte central, sul e sudeste do estado, por causa da incursão de uma massa de ar frio vinda da Região Sul do país.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/previsao-do-tempo-para-minas-gerais-nesta-quarta-feira-30-de-novembro
FONTE: AGÊNCIA MINAS – quarta-feira 30/11/2016
ASCOM/AMAMS
Norte de Minas, quarta-feira, 30 de novembro de 2016
AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene
Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301
Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219
E-MAIL - ascom.amams@gmail.com