Clipping Amams de quinta-feira, 22 de setembro de 2016

| 22 de Setembro de 2016 - 14:48





NM tem 82 municípios em emergência



Aumentou para 181 o número de reconhecimentos de situação de emergência por causa da rigorosa seca em 154 municípios de Minas Gerais pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI). A estiagem castiga mais o Norte do Estado, que tem 82 municípios com quadro de anormalidade reconhecido, entre eles Montes Claros, onde há rodízio no abastecimento de água pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A Barragem de Juramento está com apenas 43% de sua capacidade. Do total de entes municipais castigados pela seca, Monte Azul está com três decretos de situação de emergência reconhecidos pela Sedec.



Com dois reconhecimentos estão Claro dos Poções, Gameleiras, Glaucilândia, Indaiabira, Januária, Juvenília, Lagoa dos Patos, Mamonas, Manga, Miravânia, Ninheira, Patis, São Francisco e Ubaí. Nessa segunda-feira (19/9), tiveram o reconhecimento federal publicado no Diário Oficial da União (DOU), por situação de emergência decorrente do prolongado período seca e estiagem sete municípios mineiros: Bocaiúva, Claro dos Poções e Lassance (Norte de Minas), Jequitinhonha (Vale do Jequitinonha), Umburatiba (Vale do Mucuri), Medeiros (Oeste de Minas) e Presidente Olegário (Noroeste de Minas).



FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – quinta-feira 22/09/2016



 



Congresso sobre custos e qualidade do gasto público terá painel municipalista



O VI Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público no Setor Público será realizado entre os dias 20 e 21 de outubro em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O evento contará com um painel com tema municipalista, sob o título “Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto Público na Perspectiva Municipal”.



A Confederação Nacional de Municípios participará do painel com a apresentação de um diagnóstico. Para tanto, a entidade vem aplicando um questionário sobre a estrutura e utilização dos sistemas de informações contábeis e gerenciais municipais.



FONTE: PORTAL CNM – quinta-feira 22/09/2016



 



Confederação debate com entidades Lei de Responsabilidade Educacional



Na última quarta-feira, 21 de setembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu representantes do Ministério da Educação, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Um dos destaques do encontro foi a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE).



FONTE: PORTAL CNM – quinta-feira 22/09/2016



 



Horário de verão tem início em 16 de outubro



À zero hora do dia 16 de outubro, terceiro domingo do mês, tem início o horário de verão 2016/2017 brasileiro. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.



FONTE: PORTAL CNM – quinta-feira 22/09/2016



 



CNM convida gestores a participarem de cursos de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que estão abertas a segunda oferta do curso “Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



O curso é realizado na modalidade a distância, gratuito e terá duração de seis semanas. A CNM destaca que os conteúdos do curso são ofertados em língua portuguesa e tem como objetivo aprimorar a capacidade de gestão dos governos locais nas temáticas de habitação, planejamento urbano e governabilidade das cidades.



FONTE: PORTAL CNM – quinta-feira 22/09/2016



 



Publicação elege Minas Gerais o melhor destino turístico histórico e para férias em família



Minas Gerais foi escolhido como “Melhor Destino Histórico” e “Melhor Destino para Férias em Família”. Os títulos foram recebidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nesta semana, das mãos do representante do jornal Folha de São de Paulo, José Milton Eça Farias.



Minas Gerais e seus roteiros permitem aos visitantes experiências únicas atendendo aos mais variados públicos, do turista aventureiro ao relaxado, de crianças à terceira idade, do rural ao urbano. Para isso, o Estado conta com 45 circuitos turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 460 municípios regionalizados.



FONTE: AGÊNCIA MINAS – quinta-feira 22/09/2016



 



Governo promove consultorias sobre novo edital da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte



Até o dia 30 de setembro, a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) realiza atendimentos individuais com executores de projetos esportivos, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Edital 01/2016 da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que terá inscrições encerradas em 20 de outubro.



As reuniões são conduzidas com a dinâmica de consultoria com foco no esboço dos projetos que os executores almejam inscrever no edital aberto. A iniciativa inovadora criada pela secretaria tem como objetivo garantir que o edital tenha o maior número possível de inscritos válidos, mas, não são garantia de aprovação já que todos serão submetidos ao processo legal de análise de acordo com o instrumento publicado em agosto.



FONTE: AGÊNCIA MINAS – quinta-feira 22/09/2016



 



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta quinta-feira, 22 de setembro



O deslocamento de uma massa de ar frio ocasiona declínio nas temperaturas especialmente sobre o Centro-sul mineiro. Tempo estável com baixas temperaturas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaiba, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Central, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. Nas demais regiões há chances de chuva em áreas isoladas.



FONTE: AGÊNCIA MINAS – quinta-feira 22/09/2016



 



 



ASCOM/AMAMS



Norte de Minas, quinta-feira, 22 de setembro de 2016



AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene



Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301



Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219



E-MAIL - ascom.amams@gmail.com