Clipping Amams de segunda-feira, 21 de novembro de 2016

| 21 de Novembro de 2016 - 15:23





Pesquisa da AMM aponta que mais da metade das prefeituras terão dificuldades para pagar o 13º e a folha de dezembro



“Muitos servidores públicos poderão concluir o ano tendo recebido apenas uma parte do recurso ou nada. A culpa não é dos prefeitos, pois eles não gastaram a mais. O problema é que a receita foi caindo e as perdas se acumulando.” A afirmação é do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, ao se referir à dificuldade das administrações públicas para quitar os débitos neste fim de ano. Conforme atesta a pesquisa feita pelo Departamento de Economia da Associação, 51,56% das prefeituras terão dificuldades para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro e o 13° salário dos servidores públicos.



As gestões municipais responderam a pesquisa, de 18 de outubro a 17 de novembro. A sondagem revelou que,mais de 50% relatam dificuldade para quitar os débitos com a folha de pessoal em dezembro e 13º salário, os repasses às câmaras municipais, além do cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em razão da queda nas transferências.



http://portalamm.org.br/pesquisa-da-amm-aponta-que-mais-da-metade-das-prefeituras-terao-dificuldades-para-pagar-o-13o-e-a-folha-de-dezembro/



FONTE: PORTAL AMM – segunda-feira 21/11/2016



 



Gestores da Assistência Social devem preencher demonstrativo de receita e despesa até 30 de novembro



Conforme determinado pela Resolução 09/2016, as administrações municipais têm até o dia 30 de novembro para preencherem o Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa, com base no ano de 2014, referente ao Piso Mineiro de Assistência Social. Este também é o prazo para os Conselhos Municipais de Assistência Social emitirem o parecer, por meio do Sistema de Gestão de Convênios do Estado (SIGCON).



http://portalamm.org.br/gestores-da-assistencia-social-devem-preencher-demonstrativo-de-receita-e-despesa-ate-30-de-novembro/



FONTE: PORTAL AMM – segunda-feira 21/11/2016



 



Agricultura mineira apresenta resultados positivos



O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Minas Gerais apresentou, mais uma vez, resultado positivo em outubro, destaca o Diário do Comércio. De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o VBP estadual foi estimado em R$ 58,37 bilhões.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/agricultura-mineira-apresenta-resultados-positivos



FONTE: AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 21/11/2016



 



Chikungunya: 2 de cada 5 Municípios brasileiros têm casos da doença



Neste ano a chikungunya já provocou 138 mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença já está presente em dois de cada cinco Municípios brasileiros. Se o verão de 2014/2015 foi marcado por uma epidemia recorde de dengue no País e o de 2015/2016 causou pânico pela descoberta da relação do vírus zika com a ocorrência de microcefalia, a estação de 2016/2017 deverá, segundo especialistas, registrar uma explosão de casos de chikungunya se a circulação do vírus seguir a mesma tendência observada neste ano.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/chikungunya-2-de-cada-5-municipios-brasileiros-tem-casos-da-doenca



FONTE: CNM – segunda-feira 21/11/2016



 



Plenário da Câmara pode votar projeto sobre dívida pública



O Plenário da Câmara dos Deputados pode analisar a partir de terça-feira, 22 de novembro, projeto sobre venda de dívida ativa dos Municípíos, Estados e da União. Para contar com parecer diretamente em Plenário, a matéria precisa da aprovação de requerimentos de urgência já apresentados.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/plenario-da-camara-pode-votar-projeto-sobre-divida-publica



FONTE: CNM – segunda-feira 21/11/2016



 



CNM promove cursos sobre Plano Diretor, interessados devem fazer pré-inscrição



A partir de 2017, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá uma série de cursos pela internet sobre diferentes temas da gestão municipal, e um deles abordará o Planejamento Territorial. Com objetivo de promover a formação continuada, as capacitações serão pela plataforma de Educação à Distância (EAD), direcionadas aos integrantes da Rede Municipalista. O primeiro curso da série abordará o Plano Diretor, e os interessados já podem promover pré-inscrição.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/cnm-promove-cursos-sobre-plano-diretor-interessados-devem-fazer-pre-inscricao



FONTE: CNM – segunda-feira 21/11/2016



 



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta segunda-feira, 21 de novembro



Nesta segunda-feira (21/11) o ar seco e relativamente frio mantém o tempo estável em grande parte do Sudeste brasileiro.



Em Minas Gerais o tempo deve ficar parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas no Noroeste, Oeste e Triângulo Mineiro. Nas demais regiões mineiras a semana começa com tempo parcialmente nublado.



Ao longo da semana há previsão de pancadas de chuva em Minas Gerais.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/previsao-do-tempo-para-minas-gerais-nesta-segunda-feira-21-de-novembro



FONTE: AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 21/11/2016



 



ASCOM/AMAMS



Norte de Minas, segunda-feira, 21 de novembro de 2016



AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene



Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301



Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219



E-MAIL - ascom.amams@gmail.com