Clipping Amams de segunda-feira, 29 de agosto de 2016

| 29 de Agosto de 2016 - 13:56





Ação da Codevasf leva água a famílias afetadas pela seca no Norte de Minas



Mais de 150 comunidades rurais do semiárido de Minas Gerais, região Norte do estado, passam a ter acesso a água em meio a um quadro de estiagem prolongada. Numa ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), poços, caixas d’água para até cinco mil litros e outros equipamentos de infraestrutura hídrica levam alívio a famílias moradoras de localidades em 94 municípios mineiros com estado de emergência ou calamidade decretado pela Defesa Civil. O investimento é de R$ 2,1 milhões, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares e visando à universalização do acesso à água no meio rural.



A fonte de captação são poços tubulares e pequenos barramentos em mananciais naturais. Os equipamentos disponibilizados às comunidades permitem a condução da água até um chafariz comunitário e, em alguns casos, até a casa da família beneficiada.



O superintendente da Codevasf em Minas Gerais – cuja sede fica em Montes Claros -, Rodrigo Rodrigues, destaca que, além do abastecimento humano, a ação ajuda na sobrevivência de pequenos animais domésticos, que servem como fonte de renda para o produtor rural, e também na manutenção de pequenas hortas comunitárias, principalmente em escolas e creches municipais, ondem complementam a alimentação dos alunos.



FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CODEVASF 1ªSR– segunda-feira 29/08/2016



 



Governo cria grupo para propor revisão da organização do SUS



O Ministério da Saúde criou grupo de trabalho para elaborar proposta de revisão da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentada pelo Decreto 7.508/2011. A proposta final do grupo deverá ser concluída em 90 dias.



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



Saúde inicia implementação de Sistema Eletrônico de Informações



O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 25 de agosto, o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A plataforma tem como objetivo promover a eficiência na administração eliminando o uso de papel e tornando mais efetivo os meios eletrônicos para tramitação de documentos entre os núcleos e órgãos do Governo Federal.



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



CNM solicita nova atualização do mapa do turismo, durante reunião no MTur



Promover nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 é uma reivindicação. Durante reunião no Ministério do Turismo, na quarta-feira, 24 de agosto, representantes da entidade reforçaram o posicionamento ao esclarecer que o pleito é importante para muitos Municípios, que não puderem direcionar a devida atenção por conta das demandas do último mandato.



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



CNM publica Nota Técnica com orientações sobre a contabilização da reestimativa do Fundeb



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou na sexta-feira, 26 de agosto, a Nota Técnica 28/2016 que vai orientar sobre a contabilização dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A publicação trata do montante creditado e estornado no dia 10 de agosto nas contas municipais.



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



Câmara retoma votações com sete MPs trancando a pauta



Na última semana de agosto, o Plenário retoma as votações com sete Medidas Provisórias (MPs) trancando a pauta. As MPs começam a ser analisadas em sessão extraordinária marcada para as 10 horas da segunda-feira, 29 de agosto.



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



Redes sociais são alvo principal de ações na Justiça Eleitoral



As redes sociais são o maior alvo das ações na Justiça Eleitoral para remoção de conteúdo, segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo, que considerou 484 processos abertos nas eleições de 2014, em todo o país, indicou que 56,9% das demandas visavam postagens em espaços como Facebook, Twitter e Youtube. Segundo os dados preliminares divulgados na última sexta-feira, 26 de agosto, os blogs vêm em seguida como alvo preferencial das ações (12%), depois as páginas da administração pública direta (11,4%) e os portais de notícias (9,7%).



FONTE: PORTAL CNM – segunda-feira 29/08/2016



 



Workshop discute novas tecnologias para o tratamento sustentável de esgoto em Minas Gerais



Uma nova forma de tratamento de esgoto visando ao aproveitamento e valorização de seus subprodutos e à redução dos impactos ambientais da geração de resíduos sólidos em Minas Gerais foi amplamente discutida durante workshop realizado com especialistas em saneamento do Estado e do Reino Unido, na sexta-feira (26/8), na Cidade Administrativa.



FONTE: PORTAL AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 29/08/2016



 



Com inovações, SEESP publica edital da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte



A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) publicou, na sexta-feira (26/8), o edital 01/2016 para seleção de projetos esportivos do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte. O documento apresenta inovações em relação aos editais anteriores e a principal delas é que todo o processo de inscrição, que deverá ser feito até 20 de outubro, será realizado totalmente online pelo Sistema de Informação Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, não sendo necessária a postagem de nenhum documento para a SEESP.



FONTE: PORTAL AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 29/08/2016



 



Estado institui secretaria para fortalecer Fóruns Regionais de Governo



Decreto publicado na edição deste sábado (27/8) do Diário Oficial do Estado (“Minas Gerais”) institui a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. A pasta terá, como principal missão, fortalecer os Fóruns Regionais de Governo, programa de gestão criado no ano passado para dar voz à população mineira nas decisões administrativas do Estado. A pasta será comandada por Fábio Cherem, que até então estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE).



FONTE: PORTAL AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 29/08/2016



 



Diretores de escolas devem preencher dados do Censo escolar até 31 de agosto



A primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2016 se encerra em 31 de agosto de 2016. Diretores e responsáveis por escolas de educação básica de todo o País devem providenciar o preenchimento, que é feito pela internet. A Associação Mineira de Municípios (AMM) enviou ofícios aos administradores municipais alertando sobre a importância do envio dos dados para evitar o corte dos benefícios de programas federais, como: Alimentação Escolar, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Mais Educação, Livro Didático, entre outros, além da verba para o transporte escolar em 2017.



FONTE: PORTAL AMM – segunda-feira 29/08/2016



 



NEGOCIAÇÃO: Prefeitos cobram repasses à saúde



Mesmo com a proximidade das eleições municipais de 2016, o que se vê são cortes e atrasos nas verbas para a saúde. Os novos gestores têm à frente não apenas a crise financeira, mas dramático quadro em uma das principais áreas de governo. No dia 19 de julho, havia sido firmado acordo para pagamento de repasses atrasados e até o fechamento desta matéria o pacto não foi cumprido pelo governo do Estado, o que gera protestos dos prefeitos. A insatisfação com o quadro foi externada pela Associação Mineira de Municípios (AMM).



FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – segunda-feira 29/08/2016



 



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta segunda-feira, 29 de agosto



Nesta segunda-feira (29/8) o ar seco ainda predomina sobre grande parte do Brasil central e deixa o tempo estável.



Em Minas Gerais o tempo deve ficar parcialmente nublado, sem chuvas no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Mucuri e no Vale do Rio Doce. Nas demais regiões do estado o tempo deve ficar ensolarado. Baixos índices de umidade do ar à tarde em praticamente todas as regiões mineiras.



De acordo com o TempoClima PUC Minas, uma frente fria deve provocar chuva no Sul, Oeste e Sudeste mineiro a partir da próxima quarta-feira.



FONTE: PORTAL AGÊNCIA MINAS – segunda-feira 29/08/2016



 



 



ASCOM/AMAMS



Norte de Minas, segunda-feira, 29 de agosto de 2016



AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene



Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301



Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219



E-MAIL - ascom.amams@gmail.com