Clipping Amams de sexta-feira, 16 de setembro de 2016

| 16 de Setembro de 2016 - 13:58



Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir) concluiu estudo que aponta as estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos nos 15 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico da Microrregião do Alto Médio São Francisco (Ciamesf). Integram o Ciamesf os municípios de Brasília de Minas, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Itacarambi, Luislândia, Januária, Juvenília, Manga, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João das Missões e Ubaí

FONTE: AGÊNCIA MINAS – sexta-feira 16/09/2016



Governo ouve população para construir novas escolas técnicas

Uma educação voltada para o povo mineiro. É com este propósito que estão sendo construídas as escolas técnicas do programa Brasil Profissionalizado em Minas Gerais. Nos últimos meses, a Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) promoveu consultas públicas para definir os eixos temáticos e cursos que vão ser oferecidos em seis das 13 unidades educacionais que estão sendo edificadas no território mineiro.

As consultas públicas têm demonstrado ser um instrumento de participação popular muito eficiente, já que, por meio delas, a população tem a oportunidade de opinar e conhecer em detalhes o projeto das escolas.

As seis unidades estão com as obras avançadas e com previsão de serem inauguradas em 2017 nos municípios de Lagoa Santa, Bocaiúva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas e Pompéu.

No total, o Brasil Profissionalizado vai ofertar cursos técnicos para aproximadamente 1,2 mil alunos em cada unidade. As cidades de Unaí, Grão Mogol, Espinosa, Janaúba, Monte Azul, Taiobeiras e Joaíma também vão receber escolas técnicas do Brasil Profissionalizado.

FONTE: AGÊNCIA MINAS – sexta-feira 16/09/2016



Simulador desenvolvido pelo TSE ajuda o eleitor na hora da votação

Para ajudar os mais de 144 milhões de eleitores que irão às urnas para eleger os novos prefeitos e vereadores dos 5.568 Municípios do país o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nesse portal, o internauta poderá treinar a votação para os cargos em disputa da mesma forma que ocorrerá no dia da eleição, como se estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade.

FONTE: PORTAL CNM – sexta-feira 16/09/2016



Sem acordo, greve de bancários continua nesta sexta-feira

Sem uma nova proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban), os bancários decidiram continuar em greve nesta sexta-feira, 16. Na oitava rodada de negociação, feita na quinta-feira, 15 de setembro, os bancos mantiveram a mesma proposta apresentada no dia 9: reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, a ser pago dez dias após a assinatura do acordo.

FONTE: PORTAL CNM – sexta-feira 16/09/2016



Estado publica leis da reestruturação administrativa

Foram publicadas nessa quinta-feira (15/9), no jornal Minas Gerais, as leis que extinguem os órgãos da administração Indireta (autarquias, fundações e empresas) definidos na reestruturação administrativa do Estado. As leis entrarão em vigor em 30 dias. Até esta data estarão em andamento as ações para a transferência de patrimônio, competências e pessoal.

Os servidores em exercício serão realocados para os órgãos que assumirão as atividades da instituição extinta. Nenhuma política pública deixará de existir. O objetivo é desburocratizar e unir órgãos que possuem sinergia na política pública que executam, reduzindo custos e tornando o Estado mais eficiente, ágil e próximo do cidadão.

FONTE: AGÊNCIA MINAS – sexta-feira 16/09/2016



AMM cobra do Governo Estadual o repasse do Piso Mineiro de Assistência Social

Diante do atraso no repasse das parcelas do recurso do Piso Mineiro de Assistência Social aos municípios de Minas Gerais, a Associação Mineira de Municípios (AMM) protocolou ofício, na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, nas Secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag). O objetivo é chamar atenção à grave situação vivenciada pelos municípios mineiros para manter os serviços sociassistenciais.

No ofício, foi solicitado o posicionamento do Estado quanto à regularidade do repasse, chamando atenção ao fato de que o recurso é imprescindível para o funcionamento dos programas do setor. A situação tem acarretado prejuízos na continuidade dos processos de compras, pagamento de pessoal do setor e, consequentemente, no atendimento à população.

FONTE: PORTAL AMM – sexta-feira 16/09/2016



Comitê apresentou plano de ações de gestão de bacia ao ministro da Integração Nacional

Com o objetivo de melhorar a qualidade e a oferta de água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) apresentou na quinta-feira (15) ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, um plano que reúne ações a serem desenvolvidas para garantir uma gestão mais efetiva da bacia nos próximos dez anos. O documento deve ser usado pelo Plano Novo Chico, lançado em agosto pelo governo federal, que visa à revitalização do conjunto de rios, que corta 505 municípios brasileiros, e que tem previsão de investimento de R$ 6 bilhões até 2026.

FONTE: JORNAL O TEMPO – sexta-feira 16/09/2016



Interessados em saneamento rural podem pleitear recursos à Funasa

Já está em vigor a Portaria nº 654, que estabelece critérios e procedimentos para o financiamento de ações de implantação, ampliação ou melhoria de sistemas de abastecimento de água e sistemas de captação e armazenamento de água da chuva em áreas rurais. Poderão pleitear recursos junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) as comunidades e domicílios localizados em áreas rurais e comunidades tradicionais, fora do perímetro urbano definido em lei municipal e em comunidades quilombolas certificadas e/ou tituladas.

FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – sexta-feira 16/09/2016



Candidatos mineiros atrasam prestação de contas

Dos mais de 76,2 mil candidatos mineiros, 8,2 mil ainda não prestaram contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o equivalente a quase 11%. O atraso no repasse das informações por parte dos postulantes aos cargos de prefeito e vereadores em Minas Gerais, ou a prestação de contas realizada de forma inadequada, pode caracterizar falta grave e comprometer a candidatura. Em Belo Horizonte, todos os 11 candidatos à prefeitura cumpriram o prazo, encerrado na última terça-feira.

FONTE: JORNAL HOJE EM DIA – sexta-feira 16/09/2016



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta sexta-feira, 16 de setembro

Nesta sexta-feira (16/9) o tempo fica instável, com pancadas de chuva em áreas do Triângulo, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce.

Nas demais regiões mineiras o tempo deve ficar ensolarado a parcialmente nublado.

Os índices de umidade relativa do ar ficam em gradativo aumento em relação aos dias anteriores. Porém, na porção norte, noroeste e oeste do Triângulo os índices ainda podem ficar em torno de 15% à tarde.

As temperaturas ficam em ligeiro declínio em função do aumento das nuvens, mas ainda faz calor na maior parte do estado e a máxima pode atingir 37°C no Norte mineiro.

Ao longo do final de semana o tempo deve ficar instável com chuva no Centro-Sul e Sudeste mineiro e as chances de chuva são maiores neste sábado (17/9)

FONTE: AGÊNCIA MINAS – sexta-feira 16/09/2016





ASCOM/AMAMS

Norte de Minas, sexta-feira, 16 de setembro de 2016

AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene

Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301

Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219

E-MAIL - ascom.amams@gmail.com