Clipping Amams de terça-feira, 04 de outubro de DE 2016

| 04 de Outubro de 2016 - 16:15

 







Com a certeza de que é possível obter conquistas, gestores municipais se reúnem em Brasília



Daqui até a posse dos prefeitos eleitos, há muito a ser feito. Mesmo com tempo escasso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os atuais gestores a buscarem meios para encerar seus mandados da melhor forma possível. Decisões do Congresso Nacional e do governo Federal podem ajudar bastante nesse aspecto. Por isso, movimento municipalista brasileiro promove mobilização nacional, nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Brasília.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/com-a-certeza-de-que-e-possivel-obter-conquistas-gestores-municipais-se-reunem-em-brasilia



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 04/10/2016



 



Nova ferramenta pode auxiliar os novos prefeitos no monitoramento das políticas urbanas



Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais no mapeamento, diagnóstico, avaliação e formulação de políticas públicas urbanas foi desenvolvida uma nova ferramenta, o Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal). Elaborada pelo Observatório das Metrópoles, com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ, o IBEU-Municipal obteve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/nova-ferramenta-pode-auxiliar-os-novos-prefeitos-no-monitoramento-das-politicas-urbanas



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 04/10/2016



 



Ações para combater a degradação do Meio Ambiente nos Municípios serão divulgadas nesta terça-feira



Medidas para evitar a degradação do Meio Ambiente serão apresentadas na terça-feira, 4 de outubro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que será lançado o Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna). O documento servirá como roteiro de melhores técnicas e estruturas para o resgate de animais afetados por derramamento de óleo em áreas costeiras e também faz parte de uma ação de prevenção aos desastres.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/acoes-para-combater-a-degradacao-do-meio-ambiente-nos-municipios-serao-divulgadas-nesta-terca-feira



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 04/10/2016



 



Aposentadoria média de parlamentar é 7,5 vezes superior à média do INSS, revela levantamento



Um levantamento feito pelo jornal Estadão revelou que a União gasta todo ano R$ 164 milhões para pagar 1.170 aposentadorias e pensões para ex-deputados federais, ex-senadores e dependentes de ex-congressistas. Segundo o jornal, o valor equivale ao que é despendido para bancar a aposentadoria de 6.780 pessoas com o benefício médio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de R$ 1.862.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/aposentadoria-media-de-parlamentar-e-75-vezes-superior-a-media-do-inss-revela-lavantamento



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 04/10/2016



 



Estado realiza encontro para ampliar registro de agroindústria familiar



O trabalho de apoio às agroindústrias familiares de Minas Gerais será ampliado com a parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Até a próxima quinta-feira (6/10), técnicos do instituto vão se reunir para alinhar os procedimentos para garantir que um número cada vez maior de empreendimentos da agricultura familiar seja registrado.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/estado-realiza-encontro-para-ampliar-registro-de-agroindustria-familiar



FONTE: AGÊNCIA MINAS – terça-feira 04/10/2016



 



Raio X das eleições municipais de 2016 em Minas Gerais



Minas Gerais é considerado o segundo maior colégio eleitoral do País, com 15.692.491 eleitores, o que corresponde a 10,89% do eleitorado brasileiro. Nestas eleições municipais, no dia 2 de outubro, 12.817.154 pessoas foram às urnas para eleger prefeitos e vereadores para a gestão 2017-2020, correspondendo a 81,68% dos eleitores mineiros.



http://portalamm.org.br/raio-x-das-eleicoes-municipais-de-2016-em-minas-gerais/



FONTE: PORTAL AMM – terça-feira 04/10/2016



 



Em parceria com a AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas



Belo Horizonte recebeu, pela segunda vez, os cursos de qualificação do Programa Capacita Suas, nesta segunda-feira, 3 de outubro. Cerca de 100 trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de 18 municípios da Região Metropolitana, acompanharam a aula inaugural dos cursos de “Gestão Financeira e Orçamentária do Suas” e “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”.



http://portalamm.org.br/em-parceria-com-amm-sedese-realiza-segunda-etapa-do-capacita-suas/



FONTE: PORTAL AMM – terça-feira 04/10/2016



 



Rio São Francisco completa 515 anos com excesso de fósforo



O rio São Francisco completa hoje 515 anos de descoberta, com a data passando em branco, engolida pelo processo eleitoral. A única novidade é o excesso de fósforo, conforme pesquisas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora e o Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais. No mês de setembro ocorreu a Expedição Cientifica, quando várias pessoas, usando caiaques, percorreram o rio de Pirapora a Três Marias. O biólogo Patrick Valim, do SAAE, explicou que foram levantados excesso de fósforo em três pontos, que é na Usina de Três Marias e nos rios Formoso e Janeiro. Porém, ele antecipa que o fósforo não causa mal a saúde da população. Só que estimula a proliferação das algas, pois serve de nutriente.



http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/regional/rio-sao-francisco-completa-515-anos-com-excesso-de-fosforo



FONTE: JORNAL GAZETA NORTE MINEIRA – terça-feira 04/10/2016



 



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta terça-feira, 04 de outubro



Tempo instável na maior parte de Minas Gerais. Céu encoberto com pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento ocasionais em praticamente todas as regiões. Pode chover forte em áreas das mesorregiões Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Triângulo, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Rio Doce, Central Mineira, Noroeste e parte do Norte. No extremo norte e nordeste mineiro o sol aparece, mas no decorrer do dia a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva isoladas. A temperatura média cai durante o dia em todo estado.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/previsao-do-tempo-para-minas-gerais-nesta-terca-feira-04-de-outubro



FONTE: AGÊNCIA MINAS – terça-feira 04/10/2016



 







ASCOM/AMAMS



Norte de Minas, terça-feira, 04 de outubro de 2016



AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene



Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301



Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219



E-MAIL - ascom.amams@gmail.com