Clipping Amams de terça-feira, 22 de novembro de 2016

| 22 de Novembro de 2016 - 13:19





CNM encaminha ofício ao TCU para pedir que União atualize defasagem de recursos



Diante da iminente inviabilização total dos Municípios decorrente da defasagem de recursos repassados pela União e da aprovação de propostas pelo Congresso que comprometem a gestão municipal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, para solicitar à Corte de Contas providências em relação ao atraso do governo federal em transferências voltadas ao custeio de programas em várias áreas essenciais para a população.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/cnm-encaminha-oficio-ao-tcu-para-pedir-que-uniao-atualize-defasagem-de-recursos



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 22/11/2016



 



Pelo menos 462 Municípios devem receber profissionais brasileiros do Mais Médicos



Edital para substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi lançado pelo Ministério da Saúde para substituir 838 profissionais cubanos e 166 desistentes. Ao todo, são mil novas vagas, e seleção nacional para 462 Municípios faz parte da meta de ampliar a participação de brasileiros no Programa Mais Médicos.



http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/pelo-menos-462-municipios-devem-receber-profissionais-brasileiros-do-mais-medicos



FONTE: PORTAL CNM – terça-feira 22/11/2016



 



Prefeituras sem previsão para o 13º salário



“Muitos servidores públicos poderão concluir o ano tendo recebido apenas uma parte do recurso ou nada. A culpa não é dos prefeitos, pois eles não gastaram a mais. O problema é que a receita foi caindo e as perdas se acumulando.” A afirmação é do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, ao se referir à dificuldade das administrações públicas para quitar os débitos neste fim de ano. Conforme atesta a pesquisa feita pelo Departamento de Economia da Associação, 51,56% das prefeituras terão dificuldades para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro e o 13° salário dos servidores públicos. A situação parece mais complicada ainda no Norte de Minas, em que as prefeituras têm o Fundo de Participação dos Municípios como principal fonte de recursos.



http://www.jnnoticias.com/index.php/artigos/detalhes/48868/prefeituras-sem-previsao-para-o-13o-salario



FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – terça-feira 22/11/2016



 



Cidade se mobiliza por barragem



Com a seca mais rigorosa a cada ano e a falta de água para consumo humano, lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas pretendem unir esforços para cobrar do governo federal a construção da barragem de Congonhas. A campanha pela barragem será abraçada pelo prefeito eleito, Humberto Souto, do PPS, pela sua importância para o abastecimento de água em Montes Claros e a perenização do Rio Verde Grande, um dos mais importantes da região. Com a falta de água, a cidade fica sem condições de receber empreendimentos maiores, para fortalecer a economia e gerar empregos.



http://www.jnnoticias.com/index.php/artigos/detalhes/48867/cidade-se-mobiliza-por-barragem



FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS – terça-feira 22/11/2016



 



Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta terça-feira, 22 de novembro



Nesta terça-feira (22/11) o deslocamento de uma frente fria pelo mar e áreas instabilidade atmosféricas associadas com um sistema de baixa pressão atmosférica aumentam as nuvens sobre a maior parte de Minas Gerais.



Céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento ocasionais a qualquer hora do dia no Noroeste, Centro, Oeste, Triângulo/Alto Paranaíba, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e parte da Metropolitana de Belo Horizonte.



Nas demais áreas do estado o céu deve ficar parcialmente nublado, com períodos de sol, e podem ocorrer chuvas isoladas a partir da tarde.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/previsao-do-tempo-para-minas-gerais-nesta-terca-feira-22-de-novembro



FONTE: AGÊNCIA MINAS – terça-feira 22/11/2016



 



ASCOM/AMAMS



Norte de Minas, terça-feira, 22 de novembro de 2016



AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene



Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301



Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219



E-MAIL - ascom.amams@gmail.com