COM APOIO DA AMAMS CENTRO DE REFERÊNCIAS EM DIREITOS HUMANOS DO NORTE DE MINAS REALIZA ENCONTRO DE CONSELHEIROS TUTELARES

| 03 de Maio de 2022 - 12:11

 Com apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), será realizado nesta quarta-feira, 04/05, no auditório da entidade, o Encontro Regional de Conselheiros e Conselheiras Tutelares do Norte de Minas. A realização do evento é do Centro de Referências em Direitos Humanos do Norte de Minas – CRDH/Norte em conjunto com diversos parceiros. O encontro visa promover uma rede de conexões e trocas de experiências, diálogos, aprendizado em um espaço em que se possa debater os avanços das políticas públicas voltadas para a Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como o papel e amadurecimento do Conselheiro Tutelar como órgão garantidor de Direitos Humanos.

       O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho”, destacou que o departamento de Políticas Sociais da associação tem atuado em conjunto com os municípios que fazem parte da área mineira da Sudene, desde o processo de implantação dos primeiros Conselhos Tutelares na região, e que eventos como este merecem total apoio por se tratar de uma discussão sobre os direitos de crianças e adolescentes. “A AMAMS está à disposição para receber conselheiros tutelares, educadores e autoridades que irão participar desse encontro. Trata-se de um momento oportuno, além de uma oportunidade para o debate sobre as medidas de proteção e promoção de direitos de crianças e adolescentes”, enfatizou.

       A abertura do encontro está prevista para às 08he30m com palestra da professora da Unimontes, Geusiane Pereira Nascimento, que vai ministrar o tema: Como identificar as ameaças ou violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Ainda no encontro, o assessor jurídico do CRDH/Norte, Aldinei Leão e o agente de ação social do CRDH/Norte, Lucas Arruda, farão apresentação de como o Conselho Tutelar assegura os Direitos Humanos. A 3ª palestra será no período da tarde, às 13he30m, e vai abordar o Conselho Tutelar no Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes violentos (Lei Federal nº 13.431/17), ministrada pelo Promotor de Justiça, Dr. Daniel Librelon, da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Criança e dos Adolescentes do Norte de Minas |(CREDCA/NM). E por fim, a 4ª e última apresentação vai tratar sobre o Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCCAM/MG). Um grande público é esperando nesta quarta-feira no auditório da AMAMS no Bairro Ibituruna em Montes Claros.