COM APOIO DA AMAMS UNICEF PROMOVE EM MONTES CLAROS ENCONTRO ACOLHER E PROTEGER

| 19 de Junho de 2023 - 10:22

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CBJBC), com os apoiadores em Minas Gerais, Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), realiza nesta terça-feira, 20 de junho, no auditório da Amams, em Montes Claros,  o Encontro Acolher e proteger: Como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. O evento irá reunir representantes de cerca de 80 municípios participantes do Selo UNICEF no estado. 

O encontro, que terá início a partir das 08 horas, é voltado para o tema de proteção de crianças e adolescentes contra as violências, abordará principalmente a implementação da Lei 13431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e terá como objetivo orientar sobre os passos que devem ser dados para o cumprimento do Resultado Sistêmico 6 e do seu indicador, a exemplo de como constituir o comitê, o fluxo e o protocolo para a implementação da Lei da Escuta Protegida em âmbito municipal. 

Conforme salienta a psicóloga e coordenadora do departamento de Assistência Social da Amams, Laila Souza, a capacitação será de grande relevância para os atores municipais, uma vez que os municípios participantes do Selo UNICEF deverão comprovar a implementação da Lei no âmbito municipal até 31 de dezembro de 2023. “Teremos as participações de três (03) representantes municipais, o articulador do Selo UNICEF, o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o mobilizador de Assistência Social do Selo UNICEF e/ou representante da Secretaria Municipal de Assistência Social. Cerca de 60 municípios já confirmaram aqui no nosso departamento de Assistência Social da Amams que irão enviar estes representantes”, disse.