Conselheiros Tutelares participam de Curso de Capacitação na AMAMS

| 27 de Março de 2018 - 16:19

Teve início nesta terça (27/03) a primeira etapa do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares, em evento que acontecerá durante os 02 dias de capacitações. Na abertura do evento, o promotor Daniel Librelon Pimenta, coordenador regional da Infância e Juventude do Ministério Público, orientou  aos conselheiros tutelares do Norte de Minas para que cumpram integralmente sua função, garantindo a proteção social dessas crianças e adolescentes. A abertura aconteceu na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, com a participação de 46 municípios. O mesmo evento será realizado outras três vezes, ainda esse ano, para cobrir toda a área da Sudene. A proposta do curso é que em cada encontro seja ofertado no máximo 120 vagas para conselheiros tutelares afim de que tenha melh or aproveitamento.

Na abertura, o secretario-executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias, ex-prefeito de Coração de Jesus e São João da Lagoa, relembrou quando foram criadas as primeiras unidades do Conselho Tutelar no Norte de Minas e por isso, salientou a importância da capacitação, sempre para aperfeiçoamento dos conhecimentos. Ele lembrou que todos prefeitos sabem da importância da atuação do Conselho Tutelar para garantir os direitos básicos.

O promotor Daniel Librelon Pimenta explica que todos sabem a importância da atuação do Conselho Tutelar e que a legislação foi generosa e prevê várias medidas para a infância e juvenil, mas é preciso que haja ações para garantir a proteção social, de forma concreta, em luta que e grande e com desafios. Ele lembra que os conselheiros foram eleitos pelo povo e com isso tem ampla legitimidade para suas funções. Daniel Librelon salientou a importância da AMAMS para a realização dessa capacitação, juntamente com o Ministério e o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares e Unimontes.

A capacitação prossegue nessa quarta-feira, quando abordará  a rede de promoção dos direitos das crianças e adolescentes, a atuação do Conselho Tutelar com o Poder Judiciário e por fim, a importância dos instrumentais com enfoque na comunicação escrita. A coordenadora do Departamento de Serviço Social da AMAMS, Laila Tatiane reforça a importância da capacitação continuada dos conselheiros tutelares, com o objetivo de aprimorar da atuação dos conselheiros tutelares, dotando-os dos conhecimentos necessários para a função de protetor dos direitos das crianças e dos adolescentes.
 
Montes Claros, 27 de março de 2018

Ascom | AMAMS