CONSELHEIROS TUTELARES TROCAM EXPERIÊNCIAS EM CURSO NA AMAMS

| 08 de Agosto de 2018 - 11:14

Os conselheiros tutelares do Norte e Noroeste de Minas estão participando do segundo curso de capacitação que está sendo realizado em Montes Claros, organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, Ministério Público/Coordenadoria Regional da Infância e Juventude, Universidade Estadual de Montes Claros e Fórum Mineiro dos Conselhos Tutelares. Ontem, na abertura, a coordenadora do Departamento Social da AMAMS, Laila Tatiane Ferreira Souza salientou a importância desse tipo de capacitação, pois as inovações são constantes e exige-se um aprimoramento dos conselheiros para garantirem a defesa dos interesses das crianças e adolescentes.

O representante do Fórum Mineiro dos Conselhos Tutelares, Lucas Arruda salientou que os assuntos abordados em Montes Claros acabam gerando repercussão, pois é levado ao Fórum Mineiro e depois ao Fórum Nacional e uma das demandas apontadas por todos é a necessidade de formação e por isso, esse tipo de curso permite o emponderamento dos conselheiros. Além disso, reforça que o conhecimento dos conselheiros dá mais embasamento para fundamentar as ações e ainda contextualizar a situação, perante o Sistema Judicial e as redes de proteção, transformando o Conselho Tutelar em protagonista. A coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Unimontes, Josiane Pereira reforçou a importância do curso, dando acesso as políticas públicas da área.

Nssa quarta-feira o promotor Daniel Librelon, coordenador regional da Infância e Juventude, participará do Curso de Capacitação, assim como o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária. O curso prossegue com mais apresentações dos módulos que abordam o aspecto da atuação dos conselheiros. O curioso é que o evento de Montes Claros, realizado em 2015, pela primeira vez em Minas Gerais, extrapolou as fronteiras do Norte de Minas, pois conselheiros de Arinos e outras cidades do Noroeste de Minas vieram participar.