DEFESA CIVIL ANUNCIA DOAÇÃO DE KITS PARA OS MUNICÍPIOS

| 29 de Junho de 2021 - 11:14

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-MG) estará doando um kit para os municípios do Norte de Minas atuarem na defesa civil, sendo que cada kit é formado por uma caminhonete, notebook, coletes e trena magnética. O coronel Osvaldo Marques, chefe do Gabinete Militar do Governo comunicou à Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS), que conforme a resolução GMG Nº. 64, de 24 de junho de 2021, serão usados os recursos do acordo com a Vale para a compra do kit Básicos da Defesa Civil.

    Porém, a tramitação a ser seguida para definir os municípios que receberão o kit é com base em ranqueamento. Terá maior pontuação o município que estiver com a  Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) em funcionamento; que mantenha atualizado o Mapeamento de Áreas de Risco; possua  o Plano Municipal de Contingência e de Resposta; alimente o Sistema do Estado SDC com informações do Prefeito Municipal, do Município e da Coordenadoria Municipal; preencha os quadros de Anexos Específicos em modelo próprio para solicitar doações e ainda tenha a atuação e assiduidade do Coordenador Municipal na interação: Defesa Civil e cidadãos dos municípios.

    O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, salienta que todos municípios da AMAMS tem plenas condições de receberem esse kit, pois através do Departamento de Relações Institucionais, a entidade mantém as COMPDEC sempre ativas. Ele salienta a atuação do coronel Osvaldo e da tenente-coronel Graciele Rodrigues na defesa dos interesses do Norte de Minas nessa área e que articularam a criação e compra dos kits. “Temos uma região com bastante demanda na defesa social, pois os danos causados pela seca ocorrem todos anos. Com o veículo, ficará mais fácil os profissionais do setor desenvolverem suas atividades” – explica o presidente.