DEFESA CIVIL FAZ DIAGNÓSTICO DOS DANOS DAS CHUVAS; AMAMS PEDE CAMINHÕES PIPA

| 04 de Outubro de 2022 - 14:48

A coordenadoria estadual de defesa civil de Minas Gerais está realizando o curso básico de gestão de desastres com ênfase em chuvas e inundações, com o objetivo de preparar as coordenadorias de 36 municípios que foram afetados pelas chuvas no início desse ano. Os coordenadores municipais estão sendo instruídos sobre como devem agir de imediato diante do início da temporada de chuvas na região. O evento teve início nessa segunda-feira (03) em Porteirinha e prossegue até essa quinta-feira (06) em salinas. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) aproveitou o evento para pedir a CEDEC-MG para acelerar a distribuição de água por meio de caminhões pipa ainda neste mês, apesar de estar começando o período chuvoso.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, explica ainda que está orientando os municípios que não receberam o “kit defesa civil” a prepararem a documentação exigida e ainda os relatórios e anexos necessários, pois quando abrir espaço a entidade pedirá ao governador Romeu Zema para atender os municípios. Cada kit é composto por uma caminhonete e outros equipamentos a serem usados pela coordenadoria municipal. Nesse ano, estado distribuiu 497 Kits para os municípios. No Norte de Minas foram 78 munícipios atendidos. 
Os municípios da área da Amams que não foram beneficiados com os kits básicos da Defesa Civil Estadual edital 2021/2022 foram: Brasília de Minas Campo Azul, Capitão Enéas, Couto de Magalhães de Minas, Felixlândia, Fruta de Leite, Juvenilia, Montalvânia, Novo horizonte, Patis, Olhos D’água, São João da Lagoa e Riachinho. Segundo o coordenador de Defesa Civil da Amams, Sérgio Nassau, o Gabinete Militar do Governador vai realizar novo edital para os municípios que não foram beneficiados no edital anterior 20221/2022, ele enfatizou e que a associação vem orientado os gestores públicos como normalizar a situação para receber os kits do órgão estadual.