EM REUNIÃO COM O GOVERNADOR ROMEU ZEMA E PREFEITOS AMAMS COBROU INVESTIMENTOS PARA A REGIÃO DO ALTO RIO PARDO

| 30 de Abril de 2021 - 13:58

 Durante uma videoconferência promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) com o governador Romeu Zema, prefeitos e com participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de abril, o presidente de AMM, Julvan Lacerda, apresentou ao governador demandas municipalistas e cobranças sobre saúde. Romeu Zema garantiu que já vai promover um novo acordo junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), para garantir o pagamento dos recursos atrasados da área da saúde aos municípios. O débito que se arrasta desde o ano de 2017 envolve um montante de quase R$ 6 bilhões. Cerca de 200 prefeitos participaram da live. 

        Prefeitos da região do Vale do Jequitinhonha ficaram esperançosos com o compromisso do governador que garantiu maior atenção do Estado na BR 367. Segundo os prefeitos Juscelino Brasiliano Roque de Diamantina e Luiz Fernando de Itamarandiba, a rodovia se encontra em péssimas condições de tráfego, situação que compromete o desenvolvimento da região e inviabiliza o escoamento da produção agrícola e agropecuária. 

      O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho” e o vice-presidente, Célio Santana, prefeito de Buenópolis, voltaram a cobrar do governador o retorno do programa do leite para o Norte de Minas. “Este programa é muito importante para as famílias em situação de vulnerabilidade social, muitas necessitam do leite, especialmente agora com essa pandemia que desestabilizou a economia nos pequenos municípios e traz fome”, disse Célio Santana.

     O presidente da AMAMS, além de cobrar o retorno do programa do leite, cobrou do governador um olhar para a região do Alto Rio Pardo. “Esta região está esquecida e possui grande potencial econômico com a produção de eucalipto, madeira, fruticultura e grande potencialidade para a exploração de minério, além disso, peço pela retomada do projeto de construção da barragem de Berizal e as pavimentações asfáltica dos trechos que ligam Curral de Dentro a Mirandópolis, Fruta de Leite a Taiobeiras, Rio Pardo de Minas a Santo Antônio do Retiro, Cachoeira de Pajeú a BR 251 e de Josenópolis a Grão Mogol”, disse. José Nilson Bispo de Sá justificou seu pedido ao alegar que são antigas as reivindicações dos prefeitos e, disse ainda, que a falta de pavimentação traz atraso ao desenvolvimento econômico da região com prejuízos ao escoamento da produção agrícola, bem como inviabiliza as potencialidades turísticas do Alto do Rio Pardo.