Empresas contratadas pelo DEER/MG deverão cuidar das rodovias, mantendo-as em boas condições de trafegabilidade e segurança
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), está mudando a metodologia de contratação de serviços para manutenção das rodovias sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).
A partir de agora, as empresas que fazem o trabalho serão contratadas para garantir a conservação por quilômetro e não mais para atender às demandas quando essas surgirem, como era feito até então. A medição dos serviços será por quilômetro conservado e não mais por itens de serviço e material gasto. As contratadas terão, portanto, que cuidar preventivamente da via, mantendo-a em boas condições de trafegabilidade e segurança, executando, rotineiramente, os serviços de tapa-buracos.
O cidadão será incentivado a indicar, por meio do telefone 155, opção 6, locais onde há buracos na pista, placas em más condições e de visibilidade prejudicada pela vegetação nas faixas de domínio, ou qualquer outra irregularidade que prejudique a trafegabilidade e a segurança da pista. “Essas mudanças foram planejadas para serem graduais e estimamos que, no final de 2017, a maioria dos novos contratos de manutenção já esteja neste novo formato. O objetivo é ter a melhor prestação de serviço, otimizando custos e incentivando o mineiro a participar, em consonância com a diretriz do Governo do Estado de ouvir para governar”, destaca o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares.
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS - A nova metodologia já está implantada nas regiões de Formiga (Território Oeste), Ituiutaba (Triângulo Norte), e Salinas (Norte), compreendendo cerca de 1.582 quilômetros, com investimento de R$ 35 milhões. Outros cinco novos trechos têm ordem de início programada para este mês: Paracatu, (Noroeste), Ponte Nova (Caparaó), Passos (Sudoeste), Juiz de Fora ( Mata) e Monte Carmelo (Triângulo Norte), cobrindo cerca de 2.400 quilômetros, com investimentos de aproximadamente R$ 67,7 milhões.
Outros 27 trechos estão em fase de licitação e irão cobrir cerca de 17 mil quilômetros de rodovias estaduais nos Territórios de Desenvolvimento do Vale do Aço, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Oeste, Mucuri, Noroeste, Vale do Rio Doce, Metropolitano, Triângulo Norte, Caparaó, Central, Zona da Mata, Vertentes e Sudoeste. A expectativa é que todos os 40 trechos que possuem contratos de manutenção já estejam licitados com a nova modalidade de contrato, até o final do primeiro semestre de 2018.
SALINAS - Foi assinada, em 1º de junho, ordem de início para o contrato que atende a região de Salinas. Trechos da rodovia CMG-342, entroncamento Coronel Murta, já estão recebendo serviços de tapa-buracos, roçadas e capinas de faixa de domínio, bem como limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem e o estudo para manutenção da sinalização vertical e horizontal. Outras rodovias da região também entram no cronograma a partir deste mês, como a LMG-627 (Josenópolis).
Montes Claros, 25 de julho de 2017.