ENCONTRO NA AMAMS DISCUTIU SECA E RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DOS PRODUTORES RURAIS

| 05 de Maio de 2023 - 13:56



Foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, na manhã dessa sexta-feira, 05/05, em Montes Claros, o 1º Encontro Seca e Agropecuária do Norte de Minas. O evento contou com presenças de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de agricultura, vereadores, representantes de classes rurais e técnicos da Emater. No encontro foram levantadas discursões sobre a situação de seca que já assola a região, especialmente as consequências e efeitos que atingem a produção agrícola e agropecuária, como também as dívidas dos produtores junto aos bancos.

Conforme enfatizou o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, o encontro foi de grande importância para promover um diálogo direto com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura – SEAPA, Emater e Banco do Nordeste, com o intuito de encontrar soluções duradouras que amenizem os efeitos da seca no setor da agropecuária e da produção agrícola do Norte de Minas.
“Estamos vivendo um momento preocupante, um exemplo disso são os preços dos bovinos que caíram drasticamente, a comercialização não supera os gastos de criação, situação inviável para o produtor rural que fica no prejuízo. Além disso, as dívidas com empréstimos bancários trazem ainda mais preocupação”, disse o presidente da AMAMS.
O superintendente dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo do Banco do Nordeste, Wesley Gonçalves Maciel, tranquilizou as entidades de classes e os produtores rurais ao afirmar que o banco é parceiro do homem do campo e que avalia a situação. Ele afirmou que a instituição financeira vai amparar os produtores rurais, seja com renegociação de dívidas ou com ofertas de novos créditos. O superintendente sugeriu a criação de uma mobilização regional de prefeitos e deputados para levar ao Governo Federal as reivindicações do setor rural da região e que sejam formalizados pedidos de mais prazos para amortização das dívidas bancárias.
Além do superintendente do Banco do Nordeste, estiveram presentes no encontro, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Estadual de Agricultura – SEAPA, João Denilson Oliveira. Ele disse que o evento serviu para uma maior avaliação sobre as demandas regionais e um maior conhecimento sobre a seca. “Precisamos buscar juntos, com as autoridades regionais e órgãos ligados direto ao setor produtivo da agricultura e agropecuária, soluções que aprofundem essas discussões para que a região não sofra tanto com os impactos da seca. É papel do governo estadual também participar desse debate e socorrer a região”, disse o superintendente da SEAPA.
Ainda no encontro, o gerente regional da Emater-MG, José Arcanjo Max Pereira, ministrou palestra que mostrou dados de seca e ações realizadas pela Emater na região. Também estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Agricultura de Montes Claros, Osmane Barbosa e o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Neto.