Envio de dados do Censo Escolar 2017 vai até dia 31 de julho

| 21 de Junho de 2017 - 16:58



A primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2017, que reúne os dados da “Matrícula Inicial”, vai até 31 de julho. Diretores e responsáveis por escolas de educação básica de todo o País devem providenciar o preenchimento pelo Sistema Educacional Informatizado (Educacenso).

A “Matrícula Inicial” coleta dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência – 31 de maio –, denominado o Dia Nacional do Censo Escolar.

O Censo Escolar é um levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional. Feito, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem por objetivo a ampla coleta de informações sobre a educação brasileira.

O levantamento conta com a imprescindível colaboração das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e a participação eficaz de todas as escolas. Assim, é importante que todos os diretores e/ou responsáveis pelas escolas municipais, inclusive as conveniadas, sejam orientados a acessar e preencher o sistema. As informações devem ser preenchidas de forma adequada e fidedigna, pois servirá de subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais e repasses de recursos do governo federal contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

Especialmente nos anos ímpares, como 2017, os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas, por meio dos dados do Censo, comporão o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: AMM

 

Montes Claros, 21 de junho de 2017