ESTADO ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA PERCURSOS GERAIS E APOIA LUTA PELAS VERBAS SOCIAIS

| 03 de Março de 2020 - 16:57

A secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, anunciou ontem à tarde em Montes Claros que ampliará o programa “Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia”, que nesse primeiro momento atendeu aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, mas na próxima etapa, será com os municípios de índice médio. Nesta primeira etapa, 21 municípios da região são atendidos. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) pediu a inserção de maior número de municípios. Ainda na entidade, a secretária comunicou que estará reforçando a campanha para pressionar o Governo Federal a repassar os recursos da assistência social.
            Na reunião, o prefeito Marcelo Olegário Soares, de Divisa Alegre, falou em nome da AMAMS, quando agradeceu ao Estado pela criação do Programa Percursos Gerais, pois mesmo neste momento de escassez de recursos, a iniciativa surge na hora certa e se tornou ferramenta importante para os municípios com baixo IDH, que precisam de políticas públicas para enfrentar os desafios. Por isso, pediu a ampliação da quantidade de municípios. O prefeito José Raul Reis, de Lagoa dos Patos, que é diretor da AMAMS e presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF) fez apelo à secretária para abraçar a causa dos municípios, que estão com os recursos retidos da assistência social.
            No seu discurso, Elizabeth Jucá frisou que desde sua posse, é a segunda visita a Montes Claros e que assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais em pleno período de recuperação fiscal do Estado e ainda com mais de sete ações na mesma pasta. Explicou que seu desafio é envolver a sociedade nas questões da assistência social, sendo assim, criou o Programa Percursos Gerais, que neste primeiro momento atenderá os 73 municípios mais pobres de Minas Gerais. Foi iniciada na área de Teófilo Otoni e até o final de março, em Salinas. Os municípios vinculados a Montes Claros serão atendidos em 2021.
            A secretária justificou que esse programa se diferencia, pois em vez de serem tomadas as decisões na Cidade Administrativa, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais está ouvindo os municípios, em iniciativa denominada de Mapa Falado. Isso permitiu saber quais são as demandas e realidades de cada localidade. O foco será a agricultura familiar, idosos, crianças e adolescentes, mulheres em vulnerabilidade e comunidades tradicionais, sempre buscando a autonomia a partir da geração de renda.
            Antes da reunião, a secretária Elizabeth Jucá ouviu a AMAMS sobre suas demandas, quando o secretário Ronaldo Mota e a coordenadora do Departamento de Policias Sociais, Laila Tatiane, pediu ajuda para resolver a retenção dos recursos pelo Governo Federal. Jucá explicou que o assunto está preocupando todos secretários estaduais, depois da mudança no Ministério da Cidadania e por isso, pediu a AMAMS para mobilizar os deputados federais a pressionarem o Governo.