ESTADO ANUNCIA PROJETO PARA ATENDER O NORTE DE MINAS

| 15 de Outubro de 2020 - 10:08

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá anunciou ontem a tarde, durante bate papo organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene que será criado um projeto junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) para atender a área castigada pela seca. Ela foi provocada pelo secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Mota, que mostrou o drama da região, castigada pela Pandemia Coronavírus e pela seca, onde falta água inclusive para abastecimento humano. Ele salientou que relatou esse drama à CEDEC-MG na manhã de hoje.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social anunciou que serão aplicados R$ 336 milhões de recursos na ajuda direta aos cidadãos que recebem o auxílio emergencial no Programa Renda Minas; assim como R$ 22 milhões em cinco parcelas para as Prefeituras atenderem as demandas sociais, seja no pagamento de pessoal ou mesmo nas concessões sociais. O valor será equivalente a cota do Piso Mineiro da Assistência Social, que devem ser aplicados esse ano. Hélder Gabrich explicou sobre os recursos do Renda Minas, para ser repassado a cada família que vive em vulnerabilidade social O bate papo além de atrair os municípios do Norte de Minas, também foi acompanhada por municípios até da Zona da Mata de Minas Gerais.
Na abertura dos trabalhos, Cláudia Ferreira, do Departamento de Politicas Sociais da AMAMS salientou na abertura dos trabalhos que a entidade tem procurado ajudar os municípios a enfrentarem os impactos causados pela Pandemia Coronavírus, que provocou o isolamento social e exigiu medidas sanitárias, como o afastamento do trabalho. Com isso, aumentaram os problemas sociais. O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, observou a relevância desse projeto Renda Minas, inclusive com o repasse da ajuda às Prefeituras.